Quase metade dos americanos a favor da condenação de Trump no julgamento do ‘impeachment’, revela sondagem

Quase metade dos americanos consideram que o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deveria ser condenado no julgamento de ‘impeachment’ no Senado, de acordo com uma sondagem realizada para a agência Reuters e divulgada esta quarta-feira.

A maioria dos inquiridos (79%) na sondagem disse que já tinha tomado uma decisão sobre a condenação do antigo Presidente antes desta semana. O julgamento de Trump começou na terça-feira e o ex-governante é acusado por “incitamento à insurreição” na sequência da invasão do Capitólio, que resultou na morte de cinco pessoas.

A sondagem revelou também que 71% dos inquiridos disseram que estavam a prestar “muita” ou “alguma” atenção ao julgamento, desencadeado pela Câmara dos Representantes. Os restantes 29% disseram que estavam a dar “pouca” ou “quase nenhuma” atenção ao julgamento.

Na sondagem, 47% dos inquiridos disseram que Trump, que deixou o cargo a 20 de janeiro, deveria ser condenado. Destes, cerca de sete em cada dez identificaram-se como democratas e cerca de dois em cada dez identificaram-se como republicanos. Dos outros 40%, cerca de sete em cada dez republicanos e cerca de dois em cada dez democratas disseram que Trump não deveria ser condenado, enquanto os restantes 13% dos inquiridos responderam que “não tinham a certeza”.

O inquérito mostrou ainda que os americanos estavam novamente divididos de acordo com as linhas partidárias quando questionados se Trump deveria ser autorizado a ocupar novamente um cargo público. No total, 51% disseram que o ex-governante não deveria ser autorizado a exercer cargos públicos no futuro, enquanto 38% sugeriram que deveria, e 10% indicaram não ter a certeza.

A sondagem foi realizada esta terça-feira à noite, depois de o primeiro dia completo do julgamento de Trump ter terminado. Reuniu respostas de 500 adultos e foi realizada online nos Estados Unidos.