Quanto dinheiro vai agora Trump ganhar como presidente dos Estados Unidos?

O presidente eleito Donald Trump prepara-se para regressar ao Salão Oval da Casa Banca depois de derrotar Kamala Harris na maior parte dos territórios americanos. O salário do cargo político mais importante do mundo, o de presidente dos Estados Unidos, é regulamentado por lei no Código dos Estados Unidos, que estabelece a remuneração salarial do Chefe do Executivo americano. Isso permanece inalterado desde 2001, quando foi aprovado o último aumento salarial para o cargo.

E quanto vai ganhar Donald Trump?

O novo presidente dos Estados Unidos recebe um salário anual de 400 mil dólares, o que equivale a dizer que Trump vai receber 33.333 dólares por mês: a isto acresce 50 mil dólares a título de subsídio de despesas para cobrir gastos relacionados ao desempenho de funções oficiais: este complemento, de acordo com a lei, não está incluído no salário do presidente e cujo valor excedente, se houver, deverá ser devolvido ao Tesouro no final da cada exercício fiscal.

Além destes valores, que não estão isentos de impostos, o presidente tem o direito de usar a residência executiva da Casa Branca e todos os móveis e bens que fazem parte da mesma. Além disso, têm acesso a veículos, como o Air Force One, relacionados com o desempenho das suas funções.

O salário do presidente dos Estados Unidos foi regulamentado na lei USC em 1949 e foi ampliado de 200 mil para 400 mil dólares em 2001, sob o mandato de George W. Bush.

Depois de deixarem a Casa Branca, os ex-presidentes dos EUA têm direito a pensões vitalícias por terem exercido cargos equivalentes a uma média de 20 mil dólares por mês, valor que segundo a ‘BBC’ pode subir para 200 mil dólares acrescentando valores para cargos, assistentes, viagens e outros itens.

Existem atualmente quatro ex-presidentes dos EUA vivos: Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e Joe Biden.

De onde vem a fortuna de Donald Trump?

Segundo a ‘Forbes’, a estimativa da fortuna do futuro presidente em setembro de 2024 era de 3,4 mil milhões de euros. E, embora Trump muitas vezes se vanglorie de ter construído a si mesmo, a verdade é que não começou do zero.

Na verdade, segundo uma investigação do ‘The New York Times’ em 2018, o magnata herdou cerca de 384 milhões de euros do seu pai, Fred Trump, ao longo da vida. Esta herança, do império imobiliário da família, proporcionou-lhe uma almofada financeira desde a infância. A partir dos 8 anos já beneficiava de fundos fiduciários criados pelo pai, o que lhe permitiu o acesso precoce ao mundo dos negócios.