“Qualquer um menos Putin”: Navalvy lança campanha eleitoral contra o presidente russo
Alexei Navalvy, o mais famoso opositor político de Vladimir Putin na Rússia, instou os russos a votarem em qualquer um candidato, exceto no atual presidente, nas eleições agendadas para março.
Putin vai utilizar o ato eleitoral como uma “aprovação da guerra” que está a ser travada contra a Ucrânia, alertou esta quinta-feira a campanha de Navalny. “A 17 de março, dia das eleições, pedimos a todos que compareçam às urnas e votem contra Vladimir Putin”, acrescentou.
Os resultados eleitorais “serão fraudulentos”, salientou a equipa de Navalny, mas todos devem compreender que “a Rússia não precisa mais de Putin”.
Recorde-se que o Senado russo votou hoje a realização das eleições presidenciais a 17 de março.
O presidente russo, Vladimir Putin, ainda não anunciou formalmente a sua nova candidatura presidencial – mas é quase certo que concorrerá (e vencerá) novamente. Depois de silenciar quase toda a sua oposição política interna, Putin deverá permanecer no poder pelo menos até 2030.
Navalny foi um dos reprimidos, passando quase três anos na prisão – com mais décadas de sentença – depois de ter sido preso quando voltava da Alemanha para a Rússia, onde foi tratado num hospital de Berlim após ter sido envenenado com um agente nervoso tóxico.