Qual é o risco de um avião sofrer um acidente?
Se sempre teve receio de andar de avião, temos boas notícias para si. Voar em companhias aéreas comerciais nunca foi tão seguro, segundo um estudo realizado por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que controla as causas do número de mortes de passageiros, a nível mundial.
O estudo, publicado na revista Science, indica que entre 2008 e 2017, existiu uma diminuição bastante significativa do número de mortes de passageiros de companhias aéreas. A taxa, actualmente, é de uma morte por cada 7,9 milhões de embarques de passageiros, a nível global, em contraste com os números verificados entre 1998 e 2007 que registavam a uma morte por cada 2,7 milhões e ainda entre 1998 e 1997 cuja taxa era de uma morte por cada 1,3 milhões.
Os números são ainda mais surpreendentes se recuarmos a tempos ainda mais distantes, uma vez que entre 1978 e 1987 a taxa era de uma morte por cada 750 mil embarques e entre 1968 e 1977, registou-se uma taxa de uma morte por cada 350 mil, valores muito assustadores que em contraste com os actuais, mostram como ao longo dos anos as taxas de mortalidade têm vindo a diminuir significativamente.
Arnold Barnett, único autor do estudo, revelou num comunicado publicado no site do Instituto, que «o risco global de morrer num acidente de aviação diminui num factor de dois a cada década». Barnett acrescentou ainda que «o ritmo de melhoria não abrandou, mesmo quando os voos se tornaram mais seguros (…) Estes números são realmente impressionantes e é importante que as pessoas tenham isto nas suas mentes».