Próximo Nissan GT-R só deverá chegar em 2020

nissan gt-r Assumindo-se como um dos desportivos mais representativos da última década, o Nissan GT-R conta já com uma longa ‘carreira’ em termos comerciais, tendo recebido já alguns facelifts de forma a manter-se atualizado face à concorrência. Porém, a chegada da nova geração deste modelo não está para breve, com o responsável pelo desenvolvimento de produto da Nismo, Hiroshi Tamura, a garantir que o seu substituto não será lançado antes de 2020. A revelação foi feita pelo japonês ao site CarAdvice durante o Nismo Festival de 2015, enfatizando no entanto o compromisso da marca para com os automóveis desportivos, como o GT-R, do qual o concept Vison 2020 poderia ser um bom indício quanto às linhas finais. Contudo, Tamura-San preferiu contornar a questão, limitando-se a dizer que os concepts costumam ser formas de antecipação de modelos finais. “Se olharem para o concept que apresentamos em 2001, por exemplo, podem ver muito dele no atual GT-R. Por vezes, estes modelos de design não são totalmente acertados e, apesar de terem o nosso ADN espiritual contido neles, algumas coisas necessitam de ser mudadas de forma a chegarem à produção. Precisamos de tempo para trabalhar e lançar as melhorias evolutivas – não apenas para o estilo, mas também para as bases mecânicas e de engenharia”, referiu Hiroshi Tamura àquele site australiano. Um dos homens-fortes da Nismo não quis também comprometer-se com um desenvolvimento específico do novo GT-R para a obtenção de um tempo ‘bombástico’ no reputado circuito de Nürburgring. Com efeito, para Tamura-San, um GT-R tem de ser um desportivo veloz e competente, mas também de ser um modelo utilizável nas estradas públicas. Além disso, assume, o desenvolvimento de um “sistema híbrido para ser rápido em Nürburgring” poderia elevar os custos para valores em redor de um milhão de dólares, com o japonês a lançar a interrogação: “Será que alguém quererá pagar um milhão de dólares para um GT-R?”. Por outro lado, Tamura-San garantiu ainda que a gama Z, atualmente representada pelo 370Z, não será extinta nos próximos tempos, assumindo que o desenvolvimento da gama  para o futuro estão na sua cabeça e apenas aí. Ainda assim, deixou a garantia: “Os automóveis Z não vão morrer enquanto eu trabalhar na Nissan”.]]>