“Proposta final”: Governo apresenta aumento de 378 euros até 2027 aos bombeiros sapadores

O Governo apresentou, esta sexta-feira, aos sindicatos dos bombeiros sapadores, uma proposta de aumento que pode chegar aos 378 euros até 2027, que inclui um reforço salarial e um novo complemento única: de acordo com ‘Jornal de Notícias’, se a proposta for aceite, os bombeiros começam a receber mais 198 euros mensais já este ano.

Este aumento representa cerca de mais quatro salários ao final de um ano e será, de acordo com fonte próxima do Governo, a proposta final do Executivo: entre os sindicatos, há quatro dispostos a aceitar o acordo e três contra, revelou o jornal diário.

Um bombeiro sapador, que ganha atualmente 1.075 euros, poderá assim ter um aumento faseado até 378 euros em 2027, sendo que este ano passariam a receber mais 198 euros. Em causa está uma subida da remuneração base, paga a 14 meses, e um novo suplemento único, que contém os conceitos de risco, penosidade, insalubridade e prontidão de comparência, pago a 12 meses.

O novo subsídio corresponde a 20% da remuneração base para as categorias de bombeiro sapador e subchefe, e 15% para a categoria de chefe em 2027. “O Governo valoriza o resultado das negociações se elas forem bem-sucedidas. Se não forem, naturalmente, que esse esforço de aproximação não será tão evidente”, já advertiu Luís Montenegro, na tomada de posse do novo presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, garantindo que o Governo “esgotou a possibilidade de ir mais longe”. O primeiro-ministro acenou com uma valorização superior a 37% face ao estatuto atual, “um acréscimo de remuneração mais ou menos equivalente a quatro vencimentos mensais em cada ano”.