Prisa já concretizou a venda de 43,27% da Media Capital por 24,7 milhões

A Prisa revelou hoje ter concretizado a venda de 43,27% da Media Capital, através da Vertix, por 24,7 milhões de euros, segundo um comunicado enviado pela dona da TVI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O grupo recordou o anúncio de dia 4 de setembro, em que anunciou a venda da totalidade da sua participação de 64,47% no grupo português de media, adiantando que já concretizou, com “uma pluralidade de investidores” a venda de 43,27% da Media Capital.

“O processo de execução das vendas restantes está a progredir e será comunicado ao mercado assim que for finalizado”, referiu a empresa espanhola, na mesma nota.

Estas transações foram levadas a cabo “através da transferência de blocos independentes de ações por um total de 24,732,919.96 euros, de um total de 36,850,047.74 milhões de euros que a venda da totalidade da posição (64,47%) da Vertix na Media Capital irá gerar, o que implica um ‘enterprise value’ de 150 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

A Prisa acrescenta ainda que esta avaliação representa um prémio de 63% em relação à oferta que a Cofina lançou no ano passado sobre a Media Capital.

A Media Capital tem anunciado ao mercado a entrada de vários investidores, tendo relevado que o grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves, concretizou hoje a entrada como acionista, ao comprar 23% da empresa, mais 3% do que tinha sido anteriormente divulgado.

A Prisa iniciou o processo de desinvestimento na Media Capital e reduziu a sua posição de 94,69% para 64,47% na dona da TVI em 14 de maio último, quando o empresário Mário Ferreira comprou 30,22%, através da Pluris Investments, numa operação de 10,5 milhões de euros.

De acordo com as estimativas da empresa espanhola, esta transação terá como resultado uma perda contabilística nas contas individuais e consolidadas da Prisa de aproximadamente 48,5 milhões de euros.