Presidenciais: Termina hoje campanha eleitoral na Rússia. Para além de Putin, que nomes vão estar no boletim?

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais presidenciais na Rússia termina esta quinta-feira, sendo que o sufrágio começa já amanhã, com os russos a serem chamados às urnas para decidir se Putin se mantém à frente dos destinos do país, como está há 12 anos (tendo cumprido também mantado presidencial para além disso entre 2000 e 2008.

A Comissão Eleitoral (CEC) russa aprovou a 15 de fevereiro os boletins de voto para as presidenciais de março, excluindo o candidato Boris Nadezhdin, único candidato abertamente contra a invasão da Ucrânia, e deixando três que a aprovam ou ignoram, além de Vladimir Putin.

Chamado candidato da paz por se opor à “operação militar especial” na Ucrânia, que dura há dois anos, Boris Nadezhdin apresentou 105.000 assinaturas à comissão eleitoral para se qualificar para a corrida. No entanto, a CEC declarou que mais de 9.000 assinaturas apresentadas eram inválidas – o suficiente para o desqualificar.

Assim, os quatro candidatos que constarão dos boletins de voto russos para as eleições que decorrem entre 15 e 17 de março são Leonid Slutski (do Partido Liberal Democrático do Rússia, extrema-direita), Vladislav Davankov (do partido Novo Povo), Nikolai Kharitonov (do Partido Comunista da Federação Russa – PCFR) e o atual Presidente, Vladimir Putin, que se recandidata.