Preços do arrendamento premium disparam em Lisboa e colocam capital portuguesa como nº1 do mundo

Lisboa, Singapura e Berlim foram as cidades do mundo onde o preço do arrendamento de imóveis premium mais subiu. A escassez de oferta e o número de estrangeiros a procurar residência no país são as principais razões.

De acordo com o Prime Residential World Cities Index, os alugueres premium nestas cidades cresceram mais de 13% na primeira metade do ano, um ritmo mais rápido do que em qualquer outro lugar do mundo.

Mais especificamente, os dados da empresa britânica mostram que os arrendamentos premium em Lisboa aumentaram 13,9% de dezembro de 2022 a junho de 2023, seguido por Cingapura com 13,6% e 9,2% por Berlim no mesmo período.

“Vários fatores contribuíram para esta tendência ascendente, entre os quais a escassez de imóveis disponíveis para arrendamento, sobretudo os de elevada qualidade… O aluguer também oferece aos estrangeiros a flexibilidade que desejam, o que contribuiu ainda mais para o aumento dos preços do aluguer”, explica a Savills.

A empresa explica que os mercados de arrendamento de Lisboa e Singapura registaram níveis significativos de crescimento de preços ao longo dos últimos 18 meses, com as rendas a aumentarem mais de 40% devido ao afluxo de inquilinos internacionais que impulsionou a procura de residências nobres.

“Esperamos que os arrendamentos continuem a superar os valores de capital no restante ano de 2023 e a médio prazo, pois a oferta continua escassa perante uma procura crescente, com crescimento positivo do arrendamento na maioria das cidades do Índice no restante ano”, perspetiva a Savills.

Sublinham ainda que o aumento das taxas de juros e a preocupação em torno do mercado de vendas estão a levar mais pessoas aos mercados de arrendamento premium, e esperam que a oferta permaneça apertada em muitas cidades do mundo.