Preço do ouro sobe e aproxima-se de recorde histórico

Os preços do ouro subiram nas negociações de sexta-feira de manhã, aproximando-se do recorde histórico alcançado no final de outubro.

Os preços do ouro registaram uma subida impressionante nos últimos dois anos, com um aumento de 27% só em 2024, a maior valorização desde 2010. Em 2025, o metal precioso já acumulou uma valorização de 4,56% desde o início do ano no mercado londrino. A tendência de crescimento não parece estar perto do fim, com os preços a continuarem a subir, impulsionados por vários fatores globais.

Atualmente, as cotações do ouro spot situam-se nos 2.755 dólares por onça, não muito distantes do máximo histórico de 2.790,15 dólares, atingido em 31 de outubro do ano passado. Este desempenho é sustentado pela expectativa de que os bancos centrais, especialmente os de grandes economias, aumentem as suas compras de ouro. Além disso, o impacto da presidência de Donald Trump na Casa Branca tem ajudado a alimentar a valorização, com a incerteza sobre as políticas económicas, como as tarifas alfandegárias adicionais, a aumentar a procura por ativos mais seguros, como o ouro.

“Os principais fatores que impulsionaram estes ganhos foram os rendimentos menores das obrigações do Tesouro e o enfraquecimento do dólar norte-americano, após os comentários do novo presidente dos EUA sobre tarifas. Donald Trump continua a alternar entre uma retórica agressiva e conciliadora em relação às tarifas. Mais recentemente, afirmou que prefere evitar a imposição de tarifas à China. Estas declarações aliviaram as preocupações dos investidores que temiam que tarifas de importação elevadas pudessem reacender a inflação. Esta mudança no sentimento refletiu-se na queda dos rendimentos das obrigações do Tesouro e no enfraquecimento do dólar, com o índice que mede o desempenho do dólar face a um conjunto de moedas principais a atingir mínimos de cinco semanas, aumentando o apelo do ouro, um metal precioso que não gera rendimento”, explica Ricardo Evangelista, CEO da ActivTrades Europe.