Portugueses confiam nos bombeiros, mas defendem que Governo deve dar mais apoio, equipamentos, viaturas e efetivos, aponta estudo

Os bombeiros têm maior reconhecimento dos portugueses do que as autoridades policias, professores e profissionais de saúde, indicou esta quinta-feira a rádio ‘Renascença’, na sequência de um inquérito encomendado pela Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), realizado entre os dias 7 e 12 de novembro último.

Assim, de acordo com o inquérito, 58% dos inquiridos salientou ter total confiança nos soldados da paz, em particular no transporte de doentes para consultas e em caso de sinistros, para acudir a acidentes e para combater incêndios.

Os inquiridos apontaram ainda que os bombeiros têm um reconhecimento insuficiente (76%), 87% consideraram que não têm recursos financeiros suficientes para o desempenho das suas funções – já 69% salientaram que os bombeiros necessitam de mais apoio do Governo, mais equipamentos de proteção, viaturas e efetivos.

O inquérito apontou também que 60% considerou que são necessários mais incentivos ao voluntariado para recrutamento de mais bombeiros e chamar mais pessoas para a profissão.

O estudo foi conduzido entre mais de 600 pessoas – com idades entre 18 e 65 anos -, do norte a sul do país e ilhas.