Portugueses nunca reclamaram tanto como no ano passado: Eis os setores com mais queixas

Em 2023, o ‘Portal da Queixa’ recebeu mais de 200 mil reclamações: os três setores mais reclamados pelos portugueses foram ‘Correio, Transporte e Logística’, ‘Serviços e Administração Pública’ e ‘Comunicações, TV e Media’.

Em comunicado, a plataforma digital salientou que no ano passado foi batido um novo recorde anual de reclamações, num total de 202.580 ocorrências entre janeiro e 28 de dezembro, o que perfaz uma média diária de 550 queixas e um aumento de 5,3% face ao período homólogo de 2022. O perfil do consumidor que mais reclamou é masculino (51,6%), com idade média de 42/43 anos e residente no distrito de Lisboa.

De acordo com a análise do ‘Portal da Queixa’, a categoria ‘Correio, Transporte e Logística’ mantém o primeiro lugar em 2023, tendo sido a mais reclamada pelos portugueses, atingindo 12,42% das queixas.

No top-10 das categorias com o maior número de reclamações seguem-se: Serviços e Administração Pública (10,36%); Comunicações, TV e Media (8,84%); Informática, Tecnologia e Som (6,60%); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (6,35%); Bancos, Financeiras e Pagamentos (6,20%); Compras, Moda e Joalharia (5,53%); Água, Eletricidade e Gás (4,45%); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (4,32%) e Hotéis, Viagens e Turismo (3,79%).

“Em 2023, o ‘Portal da Queixa’ consolidou o seu posicionamento como o principal canal digital, onde os consumidores pesquisam a reputação das marcas antes de efetuarem as suas compras. A reputação constitui a principal moeda de troca na era da economia digital e os consumidores já perceberam como podem utilizar este indicador como um benefício para garantir confiança e transparência”, salientou Pedro Lourenço.

“Este ano, assistimos a mudanças comportamentais, por parte dos consumidores, mas igualmente das marcas, devido à instabilidade económica e financeira em que vivemos, alterando os hábitos de consumo e as estratégias de comunicação das empresas, ao incidir a sua mensagem na poupança, na confiança e na reputação”, destacou o fundador do ‘Portal da Queixa by Consumers Trust’.

“Os serviços do Estado foram alvo de um aumento da insatisfação, como resultado das más decisões políticas, fruto da instabilidade governamental que se abateu sobre o país. O volume de reclamações dos cidadãos é um reflexo exato da fraca performance do executivo que agora foi demitido”, apontou.

O responsável destacou ainda o crescimento de casos sobre burlas online: “De salientar o aumento do volume de reclamações referentes a burlas e esquemas de fraude, que estão em linha com o maior número de compras online, o que é de salutar, contudo, devido à contínua falta de literacia digital dos portugueses, estes continuam a ser vítimas em larga escala, registando em 2023, mais de 5 milhões de euros em perdas financeiras. Se por um lado, ainda há muito a fazer para que o ecossistema digital seja cada vez mais seguro e confiável, é ao mesmo tempo gratificante, verificar que a resiliência dos consumidores em Portugal é grande, e estes estão disponíveis para democratizar o processo de partilha e interajuda no que toca à utilização de plataformas como o Portal da Queixa como ferramenta na construção de um mercado mais transparente”, concluiu Pedro Lourenço.

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