Portugal Ventures, ANI e Startup Portugal financiam 150 mil euros por projeto em programa de inovação
A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI) e com o apoio da Startup Portugal, anuncia o lançamento da 5ª edição da Call INNOV-ID.
As candidaturas estão abertas até 2 de março e, como nas edições anteriores, o investimento por projeto pode chegar a 150 mil euros.
Este programa visa promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos nas áreas científica e tecnológica, com um fundo de capital de risco gerido pela Portugal Ventures. O objetivo é apoiar empresas em fase inicial, proporcionando o “runway” necessário para que possam alcançar estágios mais avançados de desenvolvimento e, assim, atrair novas rondas de financiamento.
A 5ª edição da Call INNOV-ID foca-se em projetos alinhados com a descarbonização da economia, a sustentabilidade de processos, produtos e materiais, a eficiência energética e a circularidade. Os projetos que se candidatem devem atender a pelo menos um desses critérios.
Serão elegíveis projetos que:
- Estejam nas fases Pre-seed, Seed ou Early-Stage;
- Sejam de empresas com menos de 8 anos, com sede em Portugal Continental ou Ilhas, e que já possuam tecnologia desenvolvida, mas que se encontrem ainda em fase de protótipo, prova de conceito ou validação de product-market-fit;
- Resultem de investigação e desenvolvimento científico, tecnológico ou académico, realizados em colaboração com Instituições de Ensino Superior, Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) ou Laboratórios Colaborativos, com o objetivo de transferir conhecimento e transformá-lo em inovação;
- Contem com recursos humanos altamente qualificados.
As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente através de uma das entidades da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures, e não diretamente pelos promotores dos projetos.
A Call INNOV-ID foi lançada pela primeira vez em 2020, com o objetivo de suprir a falha de mercado no acesso ao investimento em startups nas fases iniciais, especialmente em tempos de pandemia. Desde então, as quatro edições anteriores receberam 398 candidaturas, resultando em 71 investimentos que somaram 7,1 milhões de euros. Além disso, os projetos apoiados por esta iniciativa registaram uma taxa de sobrevivência de 82%, com 63% deles já a levantar novas rondas de capital.