Portugal recebe, e vence, primeira edição de “Pitch at the Beach” na Europa

O evento de negócios e de investimentos, criado por Angels Nest e Bizrupt, dois dos grupos mais activos de investimentos em startups na América Latina, teve lugar em Oeiras e contou com a presença de mais de 170 participantes e investidores. Além de anfitrião, Portugal foi também o vencedor do primeiro “Pitch at the Beach”, através da startup Bandora.

Depois do México e da República Dominicana, o “Pitch at the Beach” chegou a Portugal no início de Julho e revelou-se um sucesso, naquela que foi a primeira edição em Portugal e a primeira vez que o conceito é trazido para a Europa.

Como explica Israel Pons, cofundador do “Pitch at the Beach”, «aqui, apenas as ideias e as experiências contam. A única regra é: todos têm de falar com todos». É por esse motivo que este é também um evento de networking e partilha, durante o qual ‘business angels’, empreendedores e oradores participam com a sua experiência e… sem usar fatos ou títulos.

Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, e Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice, são os fundadores locais do “Pitch at the Beach” Portugal, que contou com o apoio do Taguspark, da Altice Portugal, da Huawei e do Oeiras Valley.

Keynotes de speakers nacionais e internacionais, sobre tendências tecnológicas, liderança, metaverso, inovação, soft skills e o futuro do investimento, diversos painéis de debate, sem esquecer as degustações gastronómicas e as experiências náuticas, ou os momentos musicais, foram algumas das actividades que fizeram parte deste evento internacional.

Por um amanhã melhor

Entre os oradores, estiveram Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, CO-CEO da Altice Europe, Zev Siegl, cofundador do Starbucks, Swati Mandela, activista e neta de Nelson Mandela, Miryam Lazarte, CEO da Latam Startups e Paulo Pereira, director geral da Huawei.

Foi precisamente a CEO da Altice Portugal que marcou presença no keynote de abertura do evento. Ana Figueiredo reforçou, na sua introdução, o apoio da Altice, um dos patrocinadores do “Pitch at the Beach”, a iniciativas de empreendedorismo e inovação, com foco no mercado português. A CEO da Altice Portugal sublinhou, ainda, a importância do modelo de inovação aberta e do papel dos mentores que fomentam esta iniciativa e que trazem novos projectos e oportunidades ao sector. «O “Pitch at The Beach” é um evento muito importante, que serve para conectar ‘entrepreneurs’ com ‘buiness angels’ e investidores, e é uma oportunidade para podermos trocar ideias de como poderemos construir um mundo e um amanhã melhor para todos», acrescentou.

E sobre inovação, a mesma responsável frisou, ainda, a aposta da Altice na tecnologia 5G e na saúde digital, relembrando o exemplo de sucesso da primeira cirurgia de cancro da mama recentemente realizada na Fundação Champalimaud, com o apoio de um médico do Hospital Clínico de Saragoça, em Espanha. A intervenção recorreu a tecnologia de realidade aumentada, com os Hololens da Microsoft, e a uma ligação 5G da Altice Labs. «Uma das características do 5G é a sua latência, que nos permite ter respostas em tempo real. Na área da saúde, dois segundos podem ser a diferença entre uma operação bem ou malsucedida, se as pessoas vivem ou morrem», afirmou a presidente executiva da Altice Portugal.

Ana Figueiredo explicou, igualmente, o papel que o 5G terá nas cidades do futuro, em áreas como o ambiente (com a gestão de resíduos, a eficiência energética e a gestão de energia solar ou a detecção de incêndios) e a mobilidade (com a gestão de estacionamento, gestão de tráfego ou o carregamento de veículos eléctricos) e mostrou-se defensora de que a «aplicação da tecnologia deve tornar as nossas cidades mais sustentáveis e mais saudáveis, para cada um de nós». Para terminar, a CEO da Altice Portugal, afirmou que a «tecnologia existe para tornar os nossos sonhos maiores e mais ousados. Mas nós precisamos trabalhar juntos, de uma forma sustentável, de forma a tornarmos este planeta um locar melhor para vivermos».

A sessão de abertura do evento contou, ainda, com a participação de Israel Pons, cofundador internacional do evento, Eduardo Correia, CEO do Taguspark, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves. A abertura musical esteve a cargo da Orquestra Novos Horizontes.

À procura das melhores ideias

A primeira edição do “Pitch at the Beach” em território europeu contou com 170 pessoas participantes e investidores oriundos de mais de uma dezena de países, entre os quais, África do Sul, Alemanha, Canadá, Croácia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, França, Índia, Inglaterra, México, Noruega, Portugal, Suíça, Ucrânia e Venezuela. Durante três dias (2 a 4 de Julho), jovens empreendedores, startups, gestores e investidores “trocaram o fato pelos chinelos de praia”, à procura das ideias mais inovadoras e com maior potencial para se tornarem projectos de sucesso a nível internacional.

Foram recebidas 450 candidaturas para participar no “Pitch at the Beach”, provenientes de 18 países e três continentes. Entre as 30 seleccionadas, 14 eram startups portuguesas: Artshare, Bandora, CascataChuva, Explor, Funpass/FestForward, GlassOn, Inocrowd, Logrise, Midiacode, Sizl, TheStarter, Timeview, Tripr e Wingdriver.

Durante o evento, e por dia, foram apresentados 10 projectos a um grupo de investidores (cinco minutos por pitch e três minutos de perguntas e respostas). No final de cada dia, três vencedores foram apurados e, no último dia, entre as nove finalistas, três startups saíram vencedoras.

Portugal esteve sempre no top 3 das vencedoras de cada dia e, no final, acabou por ficar na liderança do “melhor” trio. Assim, no primeiro dia, a TimeView (Portugal), a Go4Us (Venezuela) e a Tripr (Portugal) ocuparam o primeiro, segundo e terceiro lugar do pódio, respectivamente. Já no segundo dia, foi a vez da Bridgerlab (Perú), da Wingdriver (Portugal) e Youforget.me (Espanha). No dia 3, a Bandora (Portugal), a Doggies in Town (Espanha) e a Inocrowd (Portugal) foram as vencedoras. Na grande final, o primeiro lugar foi para a portuguesa Bandora, seguida da Bridgerlab, do Perú, e da TimeView, também de Portugal.

Bandora, a grande vencedora da primeira edição do “Pitch at the Beach” em Portugal, é uma startup dedicada à transformação digital e energética de edifícios inteligentes, e conseguiu destacar-se perante um painel de investidores internacionais. Como prémio, irá integrar a Incubadora Taguspark, na qual terá apoio técnico especializado nos laboratórios da Altice (Go.Lab IoT e Go.Labs 5G), além de mentoria no programa de inovação aberta de apoio a startups da Altice (ENTER).

Ana Figueiredo deixou, ainda, o desafio aos empreendedores na sala para que continuem a sonhar usando a tecnologia para criar um mundo melhor.

E para podermos sonhar, o poder viajar e conhecer outras culturas e formas de trabalhar são apontadores que podem fazer a diferença. Nesse contexto, Alexandre Fonseca, Co-CEO da Altice Europe, a quem coube a responsabilidade do keynote de encerramento, começou, precisamente, por referir o seu percurso internacional: «Uma das coisas que tenho em comum com a maior parte das pessoas que aqui estão é o gosto pela vida, por contactar com diferentes pessoas de diferentes países e com experiências multinacionais».

Além disso, são diversos os outros parâmetros que poderão definir o sucesso da liderança dos principais players e Alexandre Fonseca destacou os cinco princípios da liderança Altice: assumir riscos, ser próximo, possuir um conhecimento profundo do negócio, liderar pelo exemplo e ser um bom comunicador.

A oportunidade de atrair talento e juntar empreendedores e inovação foi, também, um dos factores destacados pelo Co-CEO da Altice Europe, que afirmou que «os projectos que foram apresentados são muito relevantes, com uma maturidade acima do expectável, e que mostram a capacidade de Portugal para gerar projectos, e que é importante que os investidores estejam atentos para apostar e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema.”

Desde o seu lançamento, o “Pitch at the Beach” consolidou uma rede de fundos de investimento e ‘business angels’ com um portfólio de mais de mil milhões de dólares, e promove uma oportunidade para as melhores startups poderem crescer e cimentar os seus negócios noutros continentes.