Portugal nunca teve tantos imigrantes: mais de meio milhão

De acordo com informação avançada nesta quarta-feira pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, Portugal bateu um valor recorde de mais de meio milhão de emigrantes a residir no país.

Os dados foram anunciados durante a audição parlamentar sobre o Orçamento de Estado para 2020, «em 2019, pela primeira vez na nossa história, é ultrapassada a barreira do meio milhão de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal», afirma o ministro.

Isto significa que ao todo Portugal tem já 580 mil estrangeiros residentes, um aumento substancial relativamente ao ano de 2019, cujo número rondava os 490 mil. Já de 2017 para 2018 se registou um aumento considerável do número de imigrantes, de acordo com o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 2017 contabilizou um total de 421.711 cidadãos estrangeiros.

O ministro indicou ainda que existiu um aumento da atribuição de autorizações de residência, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, de 35 mil em 2015 para 135 em 2019, defendendo que Portugal possui «uma política de atracção de quadros qualificados e trabalhadores», precisamente porque necessita de imigrantes.

Relativamente aos Vistos Gold, Eduardo Cabrita anunciou que 89% das autorizações de residência remetem para os concelhos de Sintra, Cascais, Lisboa e Oeiras, uma vez que são aqueles com maior concentração de investimento imobiliário.

O Bloco de Esquerda, descontente com a mudança proposta pelo executivo do OE, entregou um projeto del para acabar com este incentivo, da mesma forma que o fez em 2019, por defender que o mesmo levou ao «adensamento da criminalidade económica” e  a um aumento dos preços no imobiliário para valores que “não correspondem aos valores de mercado».