Portugal já recebeu quase 500 mil doses. Perto de 105 mil pessoas estão vacinadas
Até ao final da semana passada, foram recebidas, em Portugal, 493.050 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 450.150 foram entregues no Continente. Foi ontem recebida a primeira entrega da AstraZeneca, num total de 43.200 doses – sendo que esta vacina deverá ser administrada preferencialmente apenas a pessoas com menos de 65 anos.
Hoje, foi recebida mais uma entrega de vacina da Biotech/Pfizer: 87.750 doses. Para esta semana, está ainda prevista uma outra entrega da Moderna, com uma encomenda de 22.800 doses. Os números são apontados pela ministra da Saúde após reunião com a task force responsável pelo plano nacional de vacinação.
De acordo com Marta Temido, considerando as entregas confirmadas até à data, «para o primeiro trimestre está em causa um total de cerca de 1,9 milhões de doses de vacinas».
105 mil portugueses vacinados
Até hoje, às 13h, foram realizadas 397.404 inoculações. Segundo a ministra da Saúde, 292 mil dizem respeito a primeira doses e quase 105 mil a segundas doses. Estas administrações de vacina abrangeram residentes e profissionais de estruturas residenciais para idosos e espaços equiparados, bem como profissionais de saúde e pessoas com mais de 80 anos, além de outros indivíduos considerados prioritários nesta fase do plano.
Para a semana que se inicia hoje, está prevista a administração de aproximadamente 120 mil inoculações, incluindo segundas doses em lares, por exemplo. Também será dada continuidade à vacinação dos restantes grupos prioritários. Esta semana arranca ainda a vacinação de profissionais de serviços não essenciais, num total de 19 mil inoculações.
Há 2.380 vacinas agendadas e foram enviados 1.677 SMS
Marta Temido aproveita ainda para esclarecer o processo de agendamento e convocatória para a administração da vacina. De acordo com a ministra, foram identificadas 957 mil pessoas entre os 50 e os 79 anos com uma das quatro co-morbilidades ou com mais de 80 anos elegíveis para a vacinação. As listagens foram apresentadas às unidades de cuidados de saúde primários, que já começaram a entrar em contacto com os utentes. «Neste momento, já todo o País tem unidades a agendar e convocar pessoas para a vacinação deste grupo», adianta ainda.
Carta é um dos meios possíveis, mas Marta Temido alerta que SMS será o canal mais comum. No final desta semana, será disponibilizado no portal Covid-19 um conjunto de novas funcionalidades, nomeadamente um simulador para ajudar a perceber se determinada pessoa faz parte da fase um de vacinação. Esta ferramenta destina-se a portugueses acima de 50 anos com outras doenças ou mais de 80 anos.
O balanço deste momento é de 2.380 vacinas agendadas, 1.677 mensagens de texto (SMS) enviadas e 902 respostas positivas à convocatória.