“Portugal esmagado”, “violência” e “cenas apocalíticas”: incêndios ganham destaque na imprensa internacional
As chamas em Portugal tornaram-se notícia além-fronteira: no jornal espanhol ‘El País’ foi mesmo manchete esta terça-feira. “Portugal esmagado por 43 incêndios em simultâneo”, cita o diário, lembrando que o Governo português foi obrigado a recorrer ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil para reforço de meios – Portugal, que está em estado de alerta por causa do risco de fogos, recebeu dois aviões canadair de Espanha, assim como de França, Itália e Grécia.
Também os britânicos da ‘Sky News’ deram expressão às chamas em Portugal, com destaque para o incêndio em Albergaria-a-Velha.
Portuguese town Albergaria engulfed in smoke as wildfires ragehttps://t.co/e20AOVI34L pic.twitter.com/oPgSqNq3Ff
— Sky News (@SkyNews) September 16, 2024
Os franceses do ‘FranceNews24’ também utilizaram as redes sociais para dar destaque às chamas que assolaram a região Centro de Portugal esta segunda-feira. “Portugal enfrenta violência e lançou um apelo por ajuda internacional”, referem, utilizando imagens da autoestrada perto de Albergaria-a-Velha.
⚡ VIDÉO CHOC – #Portugal : Le Portugal est confronté à de violents #incendies et a lancé un appel à l’aide internationale. Ces images saisissantes proviennent de l'autoroute près d'Albergaria-a-Velha. pic.twitter.com/DwDUCqWI9Y
— FranceNews24 (@FranceNews24) September 17, 2024
Os britânicos do ‘The Independent’ falam em “cenas apocalíticas” em Portugal.
Já os germânicos do ‘Deutsche Welle’ salientam um mês de setembro “anormalmente quente”.