“Portugal é uma pedra angular da nossa estratégia de expansão”: Álvaro Dexeus, Head of Southern Europe da Pleo
A fintech dinamarquesa considera que Portugal é um mercado-chave na estratégia de crescimento. Em entrevista, Álvaro Dexeus, head of Southern Europe da Pleo, explica os principais desafios e oportunidades da empresa para o futuro.
Como é que a Pleo se diferencia de outras soluções financeiras para empresas?
No centro da oferta da Pleo está a sua robusta plataforma de gestão de despesas, que oferece visibilidade e controlo em tempo real das despesas das empresas. O que distingue a Pleo é a sua integração directa com vários sistemas de contabilidade e uma gama de funcionalidades inovadoras concebidas para simplificar os processos financeiros das empresas. Todas estas capacidades estão disponíveis numa interface intuitiva e fácil de utilizar, o que faz da Pleo a solução ideal para as empresas que procuram gerir as despesas de forma eficiente.
Quais são os principais recursos e serviços oferecidos para ajudar as empresas a gerir as suas despesas?
A Pleo oferece cartões de despesas aos colaboradores (tanto virtuais como físicos) com notificações das despesas em tempo real, digitalização de recibos, categorização de despesas, controlo de quilómetros e acesso aos detalhes do cartão virtual. Integra-se perfeitamente com inúmeros softwares de contabilidade e fornece funções de utilizador personalizadas para maior segurança e eficiência. A Pleo também oferece gestão de facturas, com várias funcionalidades concebidas para ajudar as empresas a processar e pagarem as suas facturas de forma mais eficiente, tais como um processo de aprovação de facturas por várias pessoas – fornecendo segurança para as despesas da empresa e criando uma cadeia de auditoria para responsabilização e prevenção de fraudes, integrações com os principais sistemas de contabilidade e opções de carregamento e pagamento. Estas funcionalidades asseguram uma visão completa das despesas da empresa com uma solução de fácil utilização, eficiente e escalável para empresas de vários sectores.
Como a Pleo ajuda as empresas a monitorizar e a controlar os gastos dos funcionários?
As equipas financeiras em Portugal são muitas vezes consumidas pela penosa tarefa de procurar e reconciliar os pedidos de reembolso de despesas dos colaboradores no final de cada mês. Esta situação não só consome recursos valiosos que poderiam ser direccionados para iniciativas estratégicas e para o desenvolvimento do negócio, como também realça um problema prevalente: a dependência persistente de softwares desactualizados, com 55% das PME portuguesas ainda atoladas na introdução manual de dados, utilizando folhas de cálculo para o controlo de despesas.
Para além disso, com base nas nossas conversas com as empresas do País, 38% das PME debatem-se com a natureza morosa da contabilidade, a gestão de um excesso de relatórios de despesas e a árdua tarefa de perseguir os colaboradores para obter informações sobre as despesas. A agravar ainda mais o desafio estão as dificuldades com os pagamentos e o acompanhamento das facturas, com uns impressionantes 94% dos administradores a admitirem receber facturas duplicadas e 31% a reconhecerem o pagamento inadvertido da mesma factura duas vezes.
O nosso recente estudo realizado junto de 3000 líderes empresariais em toda a Europa sublinha o estado terrível da visibilidade financeira nas empresas. Apenas 29% dos inquiridos afirmaram ter uma forte visibilidade da sua saúde e desempenho financeiros, o que representa um declínio em relação aos 35% do ano anterior.
Os colaboradores suportam muitas vezes o peso destas ineficiências, pagando as despesas do seu próprio bolso e suportando processos de reembolso demorados – por vezes com juros – e tendo de se sujeitar a inquéritos sobre os seus pedidos. Este facto não só gera ressentimento, como também deixa espaço para potenciais fraudes, uma vez que os colaboradores podem evitar a apresentação de pedidos de indemnização menores.
Entra a Pleo: uma solução que contorna estes pontos problemáticos, permitindo que os colaboradores façam compras – desde refeições a material de escritório –utilizando o seu cartão de débito Pleo. Isto garante que nunca ficam sem dinheiro e dá às equipas financeiras visibilidade em tempo real de todas as despesas da empresa. Com o carregamento e reconciliação automatizados dos recibos, a Pleo simplifica a gestão de despesas, promovendo a transparência e um comportamento responsável nas despesas em toda a organização.
Quais são as vantagens de estar no mercado português?
Com mais de metade das empresas locais ainda a dependerem da gestão manual de despesas, existe um imenso potencial de crescimento na simplificação deste processo laborioso e moroso. Nos últimos tempos, Portugal consolidou o seu estatuto de líder nas fintech europeias, apresentando um ecossistema dinâmico de empresas com visão de futuro. Esta combinação tornou Portugal uma pedra angular da nossa estratégia de expansão e, consequentemente, a localização perfeita para o nosso novo escritório alargado, inaugurado em Novembro de 2023.
Quais são os pilares da cultura da Pleo?
A Pleo está focada na facilidade de utilização, eficiência e autonomia dos colaboradores através da nossa oferta de produtos, resultante da nossa cultura centrada na inovação e na satisfação do cliente.
Quais os principais desafios das fintech?
Na minha opinião, as fintechs enfrentam três desafios principais. Em primeiro lugar, há a pressão constante para manter a rentabilidade e a eficiência, ao mesmo tempo que se mantêm competitivas e atraem e retêm talentos.
Em segundo lugar, para sustentar o crescimento, as fintechs precisam frequentemente de formar parcerias com instituições financeiras tradicionais ou outras fintechs. No entanto, a criação e a gestão efectivas destas colaborações podem ser complexas e, devido à natureza destes parceiros mais tradicionais, um processo mais lento do que gostariam.
Em terceiro lugar, a crescente integração da automação e da IA introduz oportunidades e riscos. Embora a IA possa simplificar as operações e permitir que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor, é fundamental garantir a segurança, a qualidade e a facilidade de utilização dos dados.
Para enfrentar com êxito estes desafios, é necessária uma abordagem equilibrada, com uma análise cuidadosa dos potenciais benefícios e perigos. As empresas devem dar prioridade à implementação da IA de uma forma segura e protegida, ao mesmo tempo que regulam eficazmente a sua utilização nas suas organizações.
Como olham para o tema da atracção e retenção de talento?
Atrair e reter os melhores talentos requer uma abordagem multifacetada que dê prioridade tanto à proposta de valor da empresa como às necessidades e aspirações individuais dos potenciais e actuais colaboradores. Em primeiro lugar, é essencial cultivar uma marca corporativa forte. Na Pleo, concentramo-nos em articular a nossa narrativa sobre a cultura, os valores e a missão da empresa, destacando o que a distingue e como cada colaborador pode contribuir para a cultura e ver claramente o impacto que tem como indivíduo. Oferecer uma remuneração e benefícios competitivos é, obviamente, outro factor-chave para atrair talentos, mas é importante considerar também a possibilidade de oferecer regalias como acordos de trabalho flexíveis, oportunidades de desenvolvimento profissional e pacotes de benefícios abrangentes.
Na Pleo, concentramo-nos em criar um ambiente de trabalho positivo onde os colaboradores se sintam valorizados, apoiados e, mais importante, capacitados para crescer e desenvolver-se. Oferecer oportunidades de formação interna e externa e caminhos claros para a progressão ajudam os nossos colaboradores a sentirem-se investidos no seu futuro com a empresa e na sua aprendizagem contínua. Além disso, a promoção de uma cultura de reconhecimento e apreciação, em que as conquistas são celebradas e o feedback é ouvido e valorizado, contribui para níveis mais elevados de satisfação e lealdade no trabalho.
Quais os principais objectivos para o futuro?
O nosso objectivo é acelerar o nosso crescimento, oferecendo a Pleo a ainda mais empresas com visão de futuro em Portugal. Sabemos que, actualmente, muitas empresas portuguesas estão a utilizar sistemas antigos para gerir as despesas, o que leva a um processo lento e ineficaz, repleto de erros humanos. Queremos mostrar a essas empresas que existe uma forma melhor, libertando os colaboradores e as equipas financeiras.