Portugal é o quarto país da Europa onde se trabalhou mais horas no segundo trimestre

Portugal foi o quarto país da União Europeia, onde se trabalharam mais horas no segundo trimestre, face aos primeiros três meses deste ano. As mulheres foram as que mais sentiram diferença nas horas trabalhadas, entre ambos os períodos.

Em média, durante o segundo trimestre de 2021, as pessoas empregadas entre os 20 e os 64 anos na UE trabalharam 3% mais horas do que no primeiro trimestre.

Grécia lidera a tabela com mais 18% de horas trabalhadas, face ao primeiro trimestre. Por sua vez, seis dos 27 Estados-Membros viram o número de horas trablhadas serem reduzidas, face aos primeiros três meses do ano. A variação foi compreendida entre os -0,2% do Luxemburgo e os -3,6% da Bélgica.

O total de horas trabalhadas pelas mulheres aumentou ligeiramente (+3,3%), relativamente aos homens (+2,7%). Alguns países destacaram-se com uma diferença bastante acentuada entre ambos os sexos, como a Grécia.

As únicas exceções foram a Eslovénia (onde as horas trabalhadas por mulheres diminuíram -0,1%, em contraste com um aumento de 2,0% nas horas trabalhadas pelos homens), Luxemburgo (mulheres: +0,7%, homens: -0,8%) e Bulgária (mulheres: +0,4%, homens: -2,7%).

Créditos: Eurostat.
Créditos: Eurostat.