Portugal é o país europeu com mais casos de assédio sexual na universidade, aponta estudo

Portugal é o país europeu onde é relatado o maior número de casos de assédio sexual nas universidades, avançou esta sexta-feira o ‘Diário de Notícias’.

Num estudo coordenado pela Universidade de Évora em sete universidades de sete países europeus, 3,9% dos estudantes revelaram ter sofrido de assédio sexual em ambiente universitário – se se conjugar assédio sexual e bullying cresce para 14,3%, em que Portugal é apenas ultrapassado pela Roménia, com 15%.

Os responsáveis pelo assédio em Portugal, apontou o estudo, são os alunos (15,6%), uma percentagem que desce na Roménia (12%). Já Espanha são 8,9% – o país com menos bullying entre colegas universitários é a Suécia, com apenas 2% dos inquiridos a relatar a situação.

Em Portugal, 4,7% dos inquiridos indicaram que o assédio partiu de funcionários não docentes da universidade, sendo que 3,8% apontou ter sido de outros alunos – já o pessoal docente foi indicado por 1% dos inquiridos.

No que diz respeito ao bullying e assédio sexual, a Suécia é o país mais ‘tranquilo’ neste particular: 28,9% dos alunos referiram sofrer de assédio moral. A percentagem dispara em outros países: 41,6% em Itália e 51% em França. Portugal registou 50,4%, seguido pela Roménia (48%).

O estudo foi conduzido em Espanha, França, Irlanda, Itália, Portugal, Roménia e Suécia.