Portugal deve registar hoje mais de 14.600 novas infeções. «É um Número arrasador», diz Filinto Lima
O presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, disse à ‘TSF’ que Portugal vai registar esta quarta-feira um «número arrasador de mais de 14.600 infeções diárias. «Hoje, o número que tenho aqui à minha frente é arrasador. Temos mais 14.647 pessoas infetadas» ou seja de um dia para o outro mais cinco mil», disse o responsável.
O Jornal de Notícias adianta que conseguiu confirmar os números avançados por Filinto Lima, acrescentando que «o valor de óbitos também atingirá um novo máximo, já perto das 300 mortes».
Com estes dados, Filinto Lima pede o encerramento das escolas, já que estas não existem “fora da sociedade”.
Diz o responsável que numa altura como estas importa sobretudo «dar ouvidos à ciência e determinar o fecho dos estabelecimentos de ensino», tendo em conta o aumento exponencial de infeções que hoje se verifica, ainda que o boletim oficial da Direção Geral da Saúde (DGS), só seja divulgado a seguir ao almoço, como habitualmente.
Este «é o momento da ciência, não é o momento da política, e muito menos da politiquice», salienta o responsável, num pedido ao Governo para dar ouvidos aos especialistas.
Assim, o presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas sugere uma reorganização do calendário escolar, «ocupando, por exemplo, as férias da Páscoa, com o intuito de recuperar pelo facto de as escolas poderem encerrar», disse à estação de rádio, sublinhando que não está claro quais os dias ou semanas em que as escolas poderiam, ou deveriam, fechar.