Portugal desperdiçou 188 mil milhões de litros de água
Cerca de 187,7 mil milhões de água foram desperdiçados em 2019, aquando do seu percurso na rede de abastecimento, de acordo com o último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), citado pelo ‘Negócios’.
No documento, denominado ‘Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal’, a ERSAR revela que estes quase 188 mil milhões correspondem a «perdas reais de água», que são na verdade o indicador que mede «o nível de sustentabilidade ambiental do serviço, tendo em conta ineficiências como fugas, extravasamentos, furtos ou roturas ao longo da rede de água, enquanto bem escasso que exige uma gestão racional».
O volume de perdas reais, explica o regulador, tem que ver com uma “reabilitação insuficiente de condutas de água e não implementação de medidas de redução de perdas de água”, havendo contudo, “potencial de melhoria”.
Apesar disso, a renovação e reabilitação das redes exige “investimentos avultados”, algo que “se manifesta de difícil execução”, sobretudo para “aquelas com maior fragilidade financeira”, revela a ERSAR, citada pelo jornal. Ainda assim, “é expectável que durante o período de vigência do próximo quadro estratégico do setor, que se encontra em elaboração para a presente década, a situação seja mitigada”, acrescenta.
Importa ainda referir que, na avaliação feita pelo organismo, 79 entidades foram classificadas como tendo uma qualidade do serviço insatisfatória neste indicador, existindo ainda 653 cuja qualidade foi avaliada como «mediana» e 95 com uma qualidade «boa».