Porto prepara-se para noite do Réveillon: saiba os condicionamentos do trânsito e como ver o espetáculo em segurança

A Câmara Municipal do Porto, a PSP e a Proteção Civil anunciaram esta sexta-feira o plano de segurança para a noite de Fim de Ano na Invicta, tendo deixado o apelo a quem deseje ir ver o fogo de artifício, assim como um espetáculo multimédia na Avenida dos Aliados, na noite de passagem de ano para utilizar os transportes públicos.

As autoridades traçaram um plano de segurança e mobilidade em dois pontos principais do Porto: diante da câmara municipal, na Avenida dos Aliados, e nos Jardins do Palácio de Cristal, para repartir a concentração de pessoas.

Assim, na noite da próxima terça-feira, o fogo de artifício está de regresso aos Aliados: para evitar um bloqueio junto ao palco, montado na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, a circulação pedonal será orientada no sentido ascendente da Avenida dos Aliados. O plano de segurança prevê o corte do acesso rodoviário à zona a partir das 20h30, bem como o encerramento da estação de metro dos Aliados, pelo que as pessoas devem recorrer aos transportes públicos.

“O policiamento foi montado de forma a garantir a segurança das pessoas no acesso ao local. Para quem vem da zona norte, a intenção é que as pessoas entrem na Avenida dos Aliados pelas ruas do Almada e do Bonjardim, e quem vem da zona sul, pela estação de S. Bento, suba e depois entre pela Praça da Liberdade”, referiu o superintendente Victor Rodrigues, do Comando Metropolitano do Porto da PSP. “Pedimos às pessoas que deixem as viaturas o mais longe possível e que usem os transportes públicos. Não tragam as viaturas para o centro do Porto e obedeçam às instruções dos agentes da autoridade”, referiu, salientando que a PSP terá mais de 200 elementos no terreno, reforçados por 50 membros da Polícia Municipal.

Assim, tome nota das alterações:

– quem chegar aos Aliados pela zona da estação de metro da Trindade, deverá descer as ruas do Almada e do Bonjardim, podendo aceder à avenida, pelo lado oeste, pelas ruas Elísio de Melo, Dr. Artur de Magalhães Basto e Clérigos. A Rua de Ramalho Ortigão estará condicionada às indicações das forças de segurança no local.

– pelo lado este, os acessos são pelas ruas do Dr. Magalhães Lemos ou Sampaio Bruno, sendo que a Rua de Rodrigues Sampaio estará condicionado às indicações das autoridades.

– o trânsito estará condicionado, entre as 20h30 do dia 31 e as 7 do dia 1, nas ruas de Gonçalo Cristóvão e do Almada, na zona norte, na Praça de Almeida Garrett, a sul dos Aliados, nas praças da Batalha e dos Poveiros, a nascente, e nas ruas de S. Filipe de Nery e Clérigos, a poente.