Porta-voz dos Negócios Estrangeiros da Rússia compara ataques com drones a Moscovo aos atentados terroristas de 11 de Setembro

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Rússia, Maria Zakharova usou a sua participação no programa de propaganda do Kremlin ‘Solovyov Live’ para comparar os recentes ataques com drones contra Moscovo, a um arranha-céus de desenvolvimento comercial na capital russa, aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2011, nos EUA.

De acordo com a responsável, os ataques ao complexo empresarial moscovita são uma cópia da “metodologia” dos principais ataques terroristas em todo o mundo.

“Outro exemplo, o 11 de Setembro e as Torres Gêmeas. Um colossal número de mortos. Mas a metodologia é a mesma. O Moscow City é um objeto civil, tem escritórios e gabinetes [do Estado], mas também espaços residenciais, bem como escritórios civis que não têm qualquer ligação com as Forças Armadas. è uma imagem que vemos repetida”, considerou Zakharova.

No entanto, a comparação não agradou ao Kremlin. O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov disse “não ver” a analogia entre os ataques de drones Ucranianos contra o edifício que faz parte do complexo Moscow City e o 11 de Setembro.

Peskov considerou que “existe perigo, é evidente”, e que “medidas estão já a ser tomadas”, perante a ameaça que representam novas ofensivas com estes dispositivos por parte das forças de Kiev.

Recorde-se que na noite de 30 de julho dois drones partiram parte da fachada de vidro de uma das torres da central financeira de Moscovo. Outro drone foi contra o mesmo alvo duas noites depois, danificando escritórios que pertenciam ao Ministério russo do Desenvolvimento Económico.