Porsche Mission E: O futuro está à porta

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A Porsche quis mostrar um pouco do que lhe reservará o futuro e o resultado é surpreendente. Eis o Mission E, um protótipo puramente elétrico que foi revelado na abertura do Salão de Frankfurt e que tem por missão unir as características dinâmicas e o desenho de um Porsche com as novas formas de mobilidade alternativas. A primeira berlina de quatro lugares 100% elétrica oriunda da marca de Estugarda pode dar pistas interessantes para o futuro da marca e do icónico 911.
Aliás, no evento de apresentação do Mission E, a Porsche deixou bem claro que este e o 911 partilham de uma característica única – combinar a prestação desportiva de um Porsche com a máxima eficiência. Neste mesmo certame, a marca apresentou o renovado 911 Carrera que, por seu turno, adotou motores sobrealimentados para maior eficiência, além de serem mais eficientes.
Este Mission E apresenta um conjunto motriz totalmente novo, contando com dois motores elétricos de síncrono permanente – semelhantes aos utilizados no 919 Hybrid que competiram este ano em Le Mans – capazes de entregar 600 cv de potência e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e chegar aos 200 km/h em menos de 12 segundos. A autonomia deste Mission E supera os 500 quilómetros e a inovadora bateria de 800 Volts de iões de lítio (situada no fundo do carro entre os dois eixos), permite carregar até 80% do seu total em apenas 15 minutos num posto rápido.
A tecnologia de tração integral, que distribui o binário de forma independente a cada roda, oferece comportamento à imagem do que a marca oferece com outros modelos desportivo, chegando mesmo a fazer uma volta ao circuito de Nürburgring em menos de oito minutos.
Os instrumentos são operados de forma intuitiva pelo olhar do condutor e por gestos, alguns até por hologramas futuristas. A carroçaria combina elementos de elevada resistência e funcionalidade como alumínio, aço e fibra de carbono, havendo ainda que salientar as jantes de 21 polegadas na frente e de 22 na traseira.
porsche mission e (2)
O desenho reflete uma imagem aerodinâmica e desportiva com linhas fluidas bastante trabalhadas para diminuir a resistência ao vento. Sobressai pelos novos faróis com tecnologia de matriz LED e pela dianteira baixa e pela linha de cintura semelhante à do 911, embora se demarque pela adição de mais duas portas de abertura ‘suicida’ sem existência de um pilar B. Outra diferença prende-se com a substituição dos espelhos retrovisores tradicionais por câmaras montadas lateralmente.
No interior, a tradição Porsche mantém-se com linhas ‘limpas’ e mais espaçoso, com quatro lugares individuais. Entre os dois lugares dianteiros encontra-se uma consola central de formato curvo ao estilo de uma ponte com um espaço vazio debaixo.