PJ faz buscas ao secretário de Estado da Protecção Civil
A Polícia Judiciária está a realizar uma operação de buscas no âmbito de uma investigação sobre contratos feitos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que está em curso no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), revela a Sábado. Em causa está a polémica compra das 70 mil golas anti-fumo para as populações, no âmbito da do programa “Aldeia Segura”.
Um dos alvos, segundo informações recolhidas pela Sábado, é o gabinete do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, assim como alguns dos seus adjuntos/assessores. A sede da ANPC, em Carnaxide, também está a ser objecto de buscas, assim como vários CDOS, Comandos Distritais de Operações de Socorro.
Segundo a TVI, também estão a ser realizadas buscas na empresa Foxtrot, e ao dono da empresa, que forneceu as golas ao Estado.
Esta investigação iniciou-se depois de ter sido revelada a ligação partidária entre uma autarca do PS e a empresa que forneceu as polémicas “golas inflamáveis” para distribuição nas áreas onde ocorram incêndios. Em causa, estão os crimes de participação económica em negócio e desvio de subsídio.