Pinto da Costa revela que já tem o funeral pago. Ex-presidente do FC Porto diz que quer “tudo de azul”
Pinto da Costa, o ex-presidente do Futebol Clube do Porto, fez recentemente uma revelação surpreendente numa entrevista à TVI, onde admitiu que já tomou todas as providências para o seu próprio funeral, deixando claro que quer que a cerimónia seja conduzida de acordo com os seus desejos pessoais, incluindo um detalhe marcante: tudo deverá ser azul.
Após deixar a presidência do FC Porto em abril passado, depois de 42 anos de liderança, Pinto da Costa, aos 86 anos, abordou de forma aberta e serena o tema do seu funeral. Numa entrevista conduzida pela jornalista Sandra Felgueiras, que será transmitida em duas partes, o antigo dirigente afirmou que já pagou o seu funeral para garantir que tudo será exatamente como ele deseja.
“Já paguei o meu funeral para saber que vai ser como eu quero. Quero que o meu corpo vá para a Igreja das Antas, que é a que frequento semanalmente”, explicou Pinto da Costa, referindo-se à igreja que tem um significado especial na sua vida.
O ex-presidente do FC Porto foi ainda mais específico quanto ao ambiente que pretende para o dia da sua despedida. “Não quero ninguém de preto, quero tudo de azul, gravatas incluídas. E depois há pessoas que não quero lá”, acrescentou, revelando que até mesmo a cor das gravatas foi escolhida para refletir a sua ligação ao clube e à cidade.
Pinto da Costa, que liderou o FC Porto durante mais de quatro décadas, foi substituído por André Villas-Boas nas mais recentes eleições presidenciais do clube. Durante a sua gestão, o clube conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, cimentando a sua posição como uma das figuras mais influentes na história do desporto português. Esta declaração sobre o seu funeral sublinha o seu desejo de continuar a ser lembrado da forma que ele próprio escolheu, até no momento final.