Pingo Doce agradece à Mercadona: «A concorrência só estimula o bem»

A empresa de retalho alimentar espanhola, Mercadona, entrou no mercado português no ano passado e, segundo Pedro Soares dos Santos, «teve um efeito muito positivo no Pingo Doce, porque as lojas que estavam perto da Mercadona cresceram», disse o líder da Jerónimo Martins, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2019, citado pelo Dinheiro Vivo.

Soares dos Santos revelou ainda que fez questão de agradecer pessoalmente ao líder da Mercadona pela sua entrada em território português, uma vez que foi benéfica para o Pingo Doce: «Do ponto de vista interno, da minha companhia, foi muito bom. Obrigou o Pingo Doce a ser melhor. Já aprendi várias vezes que a concorrência só estimula o bem, não estimula o mal», referiu.

O líder da Jerónimo Martins também mencionou não ter existido qualquer tipo de pressão salarial ou de fornecedores, pela entrada da Mercadona em Portugal: «Temos a nossa linha de parcerias com os fornecedores e só temos de respeitar», disse Soares dos Santos.

A Jerónimo Martins anunciou, nesta sexta-feira, a previsão de abertura de cerca de 10 novas lojas Pingo Doce e Recheio, em Portugal, estimando um investimento de até 750 milhões de euros, em 2020, que na sua maioria será fora do território Português, na Polónia e Colômbia.

Em 2019, os lucros do grupo de distribuição português foram de 433 milhões de euros, registando assim um aumento de 7,9%, em relação ao ano anterior. Já as vendas consolidadas cresceram 7,3%, atingindo um valor de 18.638 milhões de euros.