A petrolífera estatal Petrobras informou hoje que colocou em operação a P-71, nova plataforma de exploração de petróleo que operará num dos campos que a estatal mantém em águas profundas do oceano Atlântico, na costa do Rio de Janeiro.
A nova unidade flutuante adaptada para produzir, armazenar e transferir hidrocarbonetos (sistema FPSO) tem capacidade para extrair diariamente até 150 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural, bem como armazenar 1,6 milhões de barris de petróleo bruto.
A entrada em operação da P-71 foi antecipada, pois estava prevista para 2023, lembrou a Petrobras em nota.
Localizada a 200 quilómetros da costa do estado brasileiro do Rio de Janeiro, na chamada bacia marítima de Santos e numa área onde a lâmina de água é de 2.010 metros, a P-71 será a única com produção no campo de Itapu, totalmente operado pela Petrobras.
Os cálculos da empresa antecipam que a nova plataforma atingirá a sua capacidade máxima de produção no próximo ano.
A P-71 é a sexta e última da série de plataformas replicantes operadas pela Petrobras, que se caracterizam por projeto de engenharia padronizado, alta capacidade de produção e tecnologias avançadas de operação e redução de emissões de gases de efeito estufa, segundo a empresa.
As gigantescas reservas do pré-sal, horizonte geológico localizado abaixo de uma camada de sal de dois quilómetros de espessura no litoral brasileiro que começou a ser explorada há menos de duas décadas, podem tornar o Brasil o quinto maior fornecedor de hidrocarbonetos do mundo.







