Passageiros do avião da Azerbaijan Airlines relatam grande estrondo antes de este se despenhar
Dois passageiros do avião da Azerbaijan Airlines, que se despenhou no Cazaquistão, garantiram ter ouvido um forte estrondo quando o avião se aproximava do seu destino, Grozny, no sul da Rússia, relatou a agência ‘Reuters’: o voo J2-8243 despenhou-se na passada quarta-feira numa bola de fogo perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, depois de se desviar de uma zona do sul da Rússia, onde Moscovo usou repetidamente sistemas de defesa aérea contra drones de ataque ucranianos. Pelo menos 38 pessoas foram mortas, enquanto 29 sobreviveram.
“Depois do estrondo… pensei que o avião ia desmoronar”, salientou Subhonkul Rakhimov, um dos passageiros, que se encontra no hospital. Indicou ainda que começou a recitar orações e a preparar-se para o fim depois de ouvir o estrondo. “Era óbvio que o avião tinha sido danificado de alguma forma”, disse. “Era como se estivesse bêbado – já não era o mesmo avião.”
Outra passageira do avião disse que também ouviu um grande estrondo. “Estava muito assustada”, sublinhou Vafa Shabanova, acrescentando que também houve um segundo estrondo. Foi então instruída por um comissário de bordo para ir para a parte de trás do avião. Ambos os passageiros disseram que parecia haver um problema com os níveis de oxigénio na cabina após o estrondo.
A Azerbaijan Airlines suspendeu uma série de voos para cidades russas na passada sexta-feira e disse considerar que o acidente foi causado pelo que chamou de “ingerência física e técnica externa”, embora sem especificar qual foi essa interferência.
O avião caiu na margem oposta do Cáspio, após o que o organismo de vigilância da aviação russo disse ser uma emergência que pode ter sido causada por um ataque de aves. O avião da Azerbaijan Airlines teve problemas perto de Grozny, que fica a mais de 850 km das linhas da frente na Ucrânia, mas ainda é um alvo repetido de drones ucranianos que atacaram muito atrás das linhas russas.
A Rússia utiliza equipamento avançado de interferência eletrónica para confundir os sistemas ucranianos de localização e comunicação de drones e um grande número de sistemas de defesa aérea para abater os drones.