Parceria Volkswagen-SAIC promove 'ofensiva' eléctrica na China
A Volkswagen pretende expandir a sua preponderância no mercado chinês, tendo firmado um acordo com os chineses da SAIC para expandir a principal fábrica do consórcio SVW (Shanghai Volkswagen), situada em Anting, com o intuito de produzir automóveis eléctricos para o mercado local.
A fábrica de Anting começará por ser o ‘berço’ de um novo modelo do segmento C da Volkswagen já em 2016, prevendo-se que no prazo de quatro anos surja então um novo eléctrico com base no bem-sucedido VW Lavida, naquele que será o primeiro veículo eléctrico produzido no local. Este será apenas o início da ‘ofensiva’ da Volkswagen na China, já que muitos outros modelos ‘verdes’ serão produzidos também naquele país até 2019.
O acordo foi assinado em Berlim, na Alemanha, entre Jochem Hezmann, membro do conselho de Administração da Volkswagen e presidente da Volkswagen Group China, e Chen Zhixin, presidente da SAIC Motor Corporation Ltd., tendo sido dado mais um passo rumo a uma maior presença da marca germânica naquele que é um dos maiores mercados mundiais, ao mesmo tempo que revela a aposta em tecnologias de mobilidade alternativa para a China.
O evento contou ainda com a presença de Han Zheng, autarca da cidade de Xangai e membro do Politburo do partido comunista chinês, Chen Hong, presidente da SAIC Motor Corporation Ltd., e de Martin Winterkorn, presidente-executivo da Volkswagen.
“Este acordo assenta as fundações para o aprofundamento do nosso compromisso com a sociedade chinesa e com o ambiente. Temos estado em casa na China durante os últimos 30 anos. Ao longo dos próximos quatro anos, planeamos localizar mais de 15 veículos diferentes na China, incluindo Plug-in híbridos e eléctricos”, referiu Jochem Heizmann.
Com o passo concedido no desenvolvimento e produção local de veículos eléctricos e respectivos componentes, a Volkswagen procura dar o passo seguinte na área de pesquisa e desenvolvimento em solo chinês, incrementando também o empenho nos campos da investigação das células de combustível e dos veículos Plug-in híbridos.
Estes acordos representam um investimento total de 22 mil milhões de euros na China por parte do Grupo Volkswagen em conjunto as suas parceiras até ao ano de 2019, representando o maior investimento na indústria automóvel chinesa até à data. Os fundos serão provenientes dos consórcios Shanghai Volkswagen e FAW-Volkswagen.
Em conjunto com aquelas duas parceiras, o grupo VW comercializou 3.7 milhões de veículos no mercado chinês apenas em 2014, um aumento de 12,4% em relação ao ano transacto.