Papa Francisco viaja hoje para Timor-Leste onde se vai sentar num cadeirão “Made in Portugal”
O Papa Francisco está a realizar uma viagem de 12 dias pela Oceânia e o Sudeste Asiático, a maior do seu papado, e hoje termina a visita à Papua Nova Guiné e viaja para Timor-Leste, onde se vai sentar num cadeirão “Made in Portugal”.
Francisco, que completará 88 anos em 17 de dezembro, vai percorrer 32.814 quilómetros de avião para visitar dois continentes. Esta viagem por quatro países da Ásia e da Oceânia – Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Singapura – marcará não só a mais longa viagem apostólica internacional do pontificado de Francisco, mas também a mais complexa.
O pontífice, de 87 anos, é obrigado a usar cadeira de rodas para se deslocar e tem enfrentado vários problemas de saúde nos últimos anos. No ano passado, teve de ser internado duas vezes, uma por causa do que descreveu como bronquite e outra por uma cirurgia a uma hérnia abdominal.
Em Timor Leste, o Sumo Pontífice vai sentar-se num cadeirão produzido pela marca portuguesa Antarte- Esta é a segunda vez que a empresa colabora com o Vaticano, tendo já produzido, em 2010, a cadeira de descanso utilizada pelo Papa Bento XVI durante a sua visita ao Porto.
O convite para a criação desta peça única partiu do Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta, durante a sua visita a Portugal em abril de 2024, onde inaugurou o Antarte Center e o Antarte Museum.
A peça, integralmente desenhada pela equipa da Antarte, liderada pelo CEO e diretor criativo Mário Rocha, foi concebida para refletir a nobreza institucional do Papa, seguindo as diretrizes do Vaticano, ao mesmo tempo que exibe o design intemporal característico da marca.
O cadeirão destaca-se pela fusão da tradição artesanal com tecnologias avançadas. Os revestimentos são feitos de fibras naturais, como algodão e linho, tecidos em tear, em respeito às técnicas tradicionais. O brasão do Vaticano, que adorna o topo da peça, foi criado através de impressão 3D de alta definição. A produção envolveu uma equipa de 14 profissionais, totalizando mais de 180 horas de trabalho.
Além do cadeirão para o Papa Francisco, a Antarte também criou uma peça personalizada para o Presidente de Timor-Leste, com o brasão de armas do país, que será utilizada durante a receção oficial ao pontífice.
“Era irrecusável o convite do Sr. Presidente da República de Timor-Leste, Dr. José Ramos-Horta, para produzirmos o cadeirão do Papa Francisco na primeira visita oficial de um Papa àquele país. Uma marca com apenas 25 anos tem de sentir um enorme orgulho em ter criado peças personalizadas para dois Papas, em pouco mais de uma década. É algo que prestigia o nome de Portugal e mostra a qualidade excecional do mobiliário da Antarte, uma marca de know-how 100% português”, afirma Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte.