Ouvimos falar muito sobre estabilidade financeira. Mas, sabe o que é?

Estabilidade financeira é quando o sistema financeiro que funciona de forma tranquila e que é capaz de contribuir para a promoção da atividade económica, dando crédito a clientes e projetos viáveis, explica o Banco de Portugal (BdP).

No entanto, isto não significa evitar todos os problemas. O que se pretende é que o sistema financeiro seja capaz de resistir a eventos adversos.

O sistema financeiro não inclui apenas os bancos, mas também todos os intermediários financeiros, os mercados e as infraestruturas indispensáveis ao seu funcionamento.

Um sistema financeiro estável é capaz de gerir e absorver o impacto de eventos adversos, sem colocar em causa o seu funcionamento. A estabilidade financeira é indispensável para o crescimento económico sustentável.

Quando há instabilidade financeira, a incerteza instala-se, os bancos resistem a financiar projetos viáveis, os ativos perdem valor e os pagamentos podem ser afetados. Em situações muito graves, pode mesmo haver levantamento maciço de depósitos, hiperinflação e colapsos nas bolsas.

Quando olhamos para os custos da instabilidade financeira é que percebemos a importância de preservar a estabilidade financeira. Preservar a estabilidade financeira é uma das missões do Banco de Portugal, sublinham no seu podcast.