Os melhores anos do sector automóvel ainda estão por vir…
Os automóveis concebidos para as economias emergentes estão actualmente a receber alguma atenção. Em Março de 2009, a Business Week fez a cobertura do lançamento do microcarro de 2 mil euros da Tata Motors ltd. com o título «O que pode Detroit aprender com o Nano da Tata?» Outras fabricantes de automóveis, como a Mahindra & Mahindra e a Maruti na Índia, a Chery na China e empresas automóveis globais como a Renault, a Volkswagen e a GM, foram notadas por estarem a conceber automóveis acessíveis para os novos mercados.
Mas o acessível microcarro é apenas uma pequena parte de uma tendência muito maior e mais diversa. O sector da produção automóvel, que tem 100 anos de existência, só agora está a sair da sua infância. A sua era de grande crescimento ainda está por vir. Os fabricantes automóveis que estão dispostos a pensar de forma diferente em relação aos seus mercados e modelos de negócios estarão em posição de beneficiar da maior onda de expansão que o sector alguma vez viu.
Ver edição impressa de Julho de 2009