Os grandes incêndios florestais na Austrália agora ameaçam o abastecimento de água
Aquilo que deveria ser uma boa notícia pode constituir alguns riscos para a Austrália, a chuva prevista pode efectivamente trazer algum alívio às áreas mais fustigadas pelos incêndios, contudo o governo já está a tomar medidas preventivas para proteger a água potável de possíveis cinzas e detritos.
A partir desta quarta-feira são esperados aguaceiros e algumas tempestades, que devem ocorrer em toda a costa leste australiana, com possibilidade de chuvas fortes em alguns locais.
Embora a notícia seja positiva, a meteorologista Sarah Scully, citada pelo The Sydney Morning Herald, alerta para os perigos que podem advir das chuvas e tempestades, «trazem potenciais inundações repentinas, particularmente nas áreas ardidas de NSW e Victoria, que agora se encontram mais vulneráveis a deslizamentos de terra e árvores”, afirma.
A Ministra de Estado da Água, Propriedade e Habitação de Nova Gales do Sul, Melinda Pavey, disse que a WaterNSW instalou cortinas de lodo, bem como barreiras na Barragem de Warragamba, de forma a prevenir eventuais riscos.
«As cortinas de iodo e as barreiras flutuantes ajudam a mitigar o fluxo de cinzas nas barragens, reduzindo a pressão adicional nas estações de tratamento de água. O WaterNSW possui mais 1000 metros de cortinas, caso sejam necessárias nas barragens de Nepean ou Tallowa», disse Pavey citada pelo The Sydney Morning Herald.
Ainda sem previsão de quais os locais com chuva mais forte, o NSW Incident Alerts, prevê que as tempestades sejam lentas, acumulando entre 30 a 80 milímetros de chuva nos próximos dias.