Onze ativistas detidos pelas autoridades: terminou protesto climático que provocou o caos esta manhã na 2ª Circular
A circulação na 2ª Circular já retomou a normalidade, depois de terem sido detidos os 11 ativistas climáticos do grupo Climáximo que cortaram o trânsito, esta manhã, a partir das 9 horas, em plena hora de ponta, em três das quatro faixas de rodagem no sentido Benfica-Aeroporto.
Nove dos ativistas detidos foram levados por uma viatura da unidade especial da polícia, sendo que os dois pendurados no viaduto acabaram por ser retirados pelas autoridades, em particular os Bombeiros Sapadores de Lisboa, e detidos. Foram mobilizados para o local várias ambulância do INEM, dois carros dos Sapadores Bombeiros de Lisboa com mais de 10 operacionais, quatro carros da unidade especial de polícia e cinco operacionais da Equipa de Prevenção e Reação Imediata (EPRI) do comando metropolitano da PSP de Lisboa.
Recorde aqui os vídeos do protesto e do caos esta manhã em Lisboa:
Nas redes sociais, o grupo publicou diversos vídeos sobre o momento, inclusive quando a polícia foi obrigada a intervir para retirar dois protestantes pendurados por uma corda no viaduto da 2ª Circular, no qual empunhavam uma faixa onde se lia “os governos e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta”.
Ativistas climáticos pendurados em viaduto da 2ª Circular: veja os vídeos do protesto
Ativistas do clima bloqueiam 2ª Circular no sentido Benfica-Aeroporto