Oficial: Parlamento Europeu aprova termos de saída do Reino Unido da UE
O Parlamento Europeu (PE) acabou de aprovar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
Os eurodeputados aprovaram o acordo de saída por 621 votos, contra 49.
A assinatura do documento foi assim o último passo antes da consumação do Brexit às 23 horas de sexta-feira (hora de Londres e de Lisboa), 31 de Janeiro.
O porta-voz do Parlamento Europeu, Jaume Duch, já se manifestou através do Twitter dizendo «O Parlamento Europeu aprovou a saída do Reino Unido da UE. O Reino Unido vai sair da UE à meia-noite, de sexta-feira, 31 de janeiro.»
The European Parliament gives its consent to the Withdrawal Agreement between the UK and the EU. The UK will leave the EU at midnight CET time on Friday 31st January. pic.twitter.com/70c3qKW541
— Jaume Duch (@jduch) January 29, 2020
De recordar que o acordo de saída estabelece uma compensação financeira do Reino Unido, incluindo um protocolo para evitar uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.
Na sexta-feira, com a consumação da saída do Reino Unido da UE, depois de 47 anos, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, vai fazer uma declaração ao lado dos presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A bandeira britânica será erguida no exterior do edifício do Parlamento, nas primeiros horas de sábado, seguindo depois para um museu.
Consumada a saída do bloco europeu, inicia-se um período de transição até 31 de Dezembro de 2020, durante o qual o Reino Unido e a UE vão negociar o quadro das relações futuras. Isso inclui novos acordos comerciais, bem como acordos sobre segurança e partilha de dados; padrões de aviação; fornecimento de electricidade e regulamentação de medicamentos.