Oficial: Parlamento Europeu aprova termos de saída do Reino Unido da UE

O Parlamento Europeu (PE) acabou de aprovar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Os eurodeputados aprovaram o acordo de saída por 621 votos, contra 49.

A assinatura do documento foi assim o último passo antes da consumação do Brexit às 23 horas de sexta-feira (hora de Londres e de Lisboa), 31 de Janeiro.

O porta-voz do Parlamento Europeu, Jaume Duch, já se manifestou através do Twitter dizendo «O Parlamento Europeu aprovou a saída do Reino Unido da UE. O Reino Unido vai sair da UE à meia-noite, de sexta-feira, 31 de janeiro.»

De recordar que o acordo de saída estabelece uma compensação financeira do Reino Unido, incluindo um protocolo para evitar uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Na sexta-feira, com a consumação da saída do Reino Unido da UE, depois de 47 anos, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, vai fazer uma declaração ao lado dos presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A bandeira britânica será erguida no exterior do edifício do Parlamento, nas primeiros horas de sábado, seguindo depois para um museu.

Consumada a saída do bloco europeu, inicia-se um período de transição até 31 de Dezembro de 2020, durante o qual o Reino Unido e a UE vão negociar o quadro das relações futuras. Isso inclui novos acordos comerciais, bem como acordos sobre segurança e partilha de dados; padrões de aviação; fornecimento de electricidade e regulamentação de medicamentos.