O Nexus da Google
A Google apresentou o Nexus One, o mais recente passo nos esforços da gigante da internet para colocar a sua marca no nascente mercado de internet móvel. O aparelho – produzido pela taiwanesa HTC Corp., mas desenhado pela companhia – funciona com o sistema operacional Android e leva a marca da Google.
Inicialmente, a empresa vai vender o Nexus One directamente aos consumidores através do seu próprio website. Quem comprar um telefone desbloqueado pagará cerca de 529 dólares, mas o aparelho vai custar 179 para consumidores que também comprarem um plano de serviços da operadora T-Mobile USA, controlada pela alemã Deutsche Telekom. No futuro, as operadoras Verizon Wireless e Vodafone poderão oferecer serviços aos consumidores do Nexus One nos EUA e na Europa, respectivamente.
O Nexus One coloca o Google em concorrência directa com a Apple, que vende o popular iPhone nas suas lojas e no seu website, e com a AT&T, que é parceira da Apple. O novo aparelho tem uma ecrã maior do que a do iPhone, uma câmara de 5 megapixels e conexão Wi-Fi. É o primeiro aparelho a operar o Android 2.1, a mais recente versão do sistema operacional móvel do Google.