O mundo está a caminhar para uma “guerra alimentar”. Disputas por alimentos e água comparados a conflitos históricos

O presidente da Olam Agri, Sunny Verghese, emitiu um alerta durante a conferência Redburn Atlantic e Rothschild, destacando as crescentes ameaças à estabilidade global devido às “guerras alimentares”. Verghese apontou as barreiras comerciais e a crise climática como os principais fatores que estão a exacerbar a inflação alimentar e a desequilibrar a relação entre oferta e procura.

O CEO da Olam Agri comparou as futuras disputas globais por alimentos e água às guerras históricas travadas por recursos como o petróleo, revela o ‘Financial Times’. Enfatizou ainda que as restrições ao comércio não tarifárias, que proliferaram significativamente em 2022 com 1.266 novas medidas, têm desempenhado um papel crucial no aumento dos preços dos alimentos, mais do que eventos geopolíticos como a invasão russa na Ucrânia.

Verghese também apontou que enquanto as economias mais ricas estão a aumentar os seus stocks de alimentos, as regiões mais pobres estão a enfrentar uma escassez cada vez maior.

Além das barreiras comerciais, o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola foi destacado como um fator crítico. Condições climáticas mais quentes têm desafiado a produção de commodities como cacau, café e açúcar, aumentando ainda mais a pressão sobre o mercado global de alimentos.

Verghese também criticou a tendência crescente de protecionismo adotada por alguns governos, citando exemplos como a proibição da Indonésia às exportações de óleo de palma e as restrições da Índia às exportações de arroz. Acredita que tais medidas são contraproducentes e podem intensificar ainda mais as tensões globais.

Diante desses desafios, Verghese instou a indústria a adotar medidas sérias para enfrentar os riscos climáticos, incluindo a implementação de políticas como a tributação do carbono. Ele enfatizou a necessidade de uma resposta global coordenada para garantir a segurança alimentar e mitigar os impactos adversos das mudanças climáticas no setor agrícola global.