Novo Toyota Prius promete mais eficiência e diversão

[easingslider id=”24120″]
 
Claramente inspirado no desenho do revolucionário Mirai, o novo Toyota Prius foi revelado oficialmente, prometendo maior eficiência e mais diversão de condução, sem desvirtuar todas as características que fizeram deste modelo um ícone da mobilidade sustentada.
Com efeito, as comparações entre o Mirai e este novo Prius são difíceis de evitar, com a frente a apresentar faróis bastante angulosos e com uma forte componente vertical, algo ajudado também pelos faróis inferiores, situados bem nos extremos do para-choques dianteiro. Na traseira, o mesmo conceito é apresentado, com farolins LED na vertical e bastante esticados, além de um pilar C com aspeto ‘flutuante’. Ainda assim, não perde um certo aspeto de família e de continuidade com a atual geração do Prius.
No interior, a Toyota apostou em maior qualidade dos materiais utilizados, embora não tenha descartado o aspeto simples que caracteriza o atual modelo. Assim, o painel de instrumentos digital encontra-se situado em posição central no tablier, em linha com um ecrã tátil de grandes dimensões na consola central, onde surgem também os comandos do sistema de climatização.
De acordo com a marca liderada por Akio Toyoda, este novo modelo é 61 mm mais longo do que o atual Prius, apresentando ainda mais 15 mm de largura. Por outro lado, a altura foi reduzida em 20 mm. Não foram revelados dados quanto à capacidade da bagageira.
Uma das grandes novidades deste Prius reside na construção assente na plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) a qual será utilizada para a produção de diversos novos veículos da marca graças à sua modularidade. O recurso a esta nova plataforma permite a redução do peso total, centro de gravidade mais baixo, mais espaço no interior e a adoção de suspensão traseira independente, com a marca a garantir que a diversão de condução foi amplamente melhorada.
“Há muito mais no novo Prius do que apenas uma imagem ecológica. Desde o desenho arrojado ao interior de qualidade, o Prius nunca teve uma presença tão poderosa. Desenvolvemos um Prius ainda melhor ao expandir o seu ADN sensível ao ambiente, aumentando o seu nível de interesse com um desenho emocional e uma condução apelativa. Oferece uma nova perspetiva daquilo que um híbrido pode ser”, referiu Kouji Toyoshima, engenheiro-chefe do novo Prius.
Economia reforçada
Mas aquela que será a sua principal característica, a economia, foi reforçada. A Toyota indica que, no total, foi melhorada amplamente a eficiência do novo Prius, reduzindo-se o peso e aperfeiçoando a performance. Alterações no motor térmico melhoraram a sua eficiência em 40%, enquanto outros componentes híbridos foram redimensionados (para serem mais compactos) e reposicionados para melhoria do centro de gravidade e das prestações. A nova bateria de níquel-metal é igualmente mais compacta e apresenta durabilidade e autonomia melhorada. A marca garante ainda a existência de um modo ECO que permite melhorar ainda mais a eficiência de utilização.
Por outro lado, a tónica também estará nos sistemas de segurança, estando prometida a introdução do pacote Toyota Safety Sense, que engloba um leque de sistemas e de tecnologias de assistência à condução como o alerta de saída da faixa de rodagem ou cruise control adaptativo.
Mais detalhes deste Prius deverão ser conhecidas no próximo Salão de Frankfurt.