Novo Toyota Auris com preços a partir dos 22.750 euros

Auris (29)
Alvo de uma profunda renovação estética e técnica, a versão 2015 do Toyota Auris encontra-se já disponível no mercado nacional com o destaque a ir para a chegada dos novos motores 1.2 Turbo de 116 cv e 1.5 D-4D de 112 cv. A versão híbrida continua a merecer também, por parte da Toyota um amplo destaque, no alinhamento comercial da gama Auris.
O campo das motorizações mereceu grande atenção por parte da Toyota, que apresenta duas novas unidades e outra amplamente renovada. As duas principais novidades são o motor de 1.2 litros, sobrealimentado, com injecção directa a gasolina, e o 1.6 D-4D Diesel que substitui o anterior bloco de 2.0 litros. O novo motor rende 112 CV e disponibiliza um binário máximo de 270 Nm entre as 1750 e as 2250 rpm, acelerando dos 0-100 km/h em 10,5 segundos e uma velocidade máxima de 190 km/h. Por outro lado, as emissões de CO2 cifram-se nos 104 g/km, e o consumo médio de combustível cifra-se agora em apenas 4,1 l/100 km. Os custos de propriedade do Auris 1.6 D-4D beneficiam agora de programa de manutenção com intervalos de 20,000 km entre intervenções.
Já o motor 1.4 D-4D foi fortemente revisto, contando agora com maior facilidade de utilização: embora mantenha os 90 cv e os 205 Nm de binário máximo, o valor do binário está agora disponível mais cedo, logo às 1400 rpm.
O Auris 1.4 D-4D será capaz de acelerar de 0-100 km/h em 12,5 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h. Equipado com caixa manual e tecnologia Stop & Start, a unidade 1.4 D-4D apresenta consumo de combustível misto de 3,4 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 89 g/km. Todos os motores no novo Auris respeitam agora as normas de emissões Euro 6.
Quanto ao motor 1.2 Turbo, este novo bloco dispõe de injecção directa e sistema variável de abertura de válvulas de grande amplitude (VVT-iW(2) melhorado ), oferecendo 116cv de potência e 185 Nm de binário entre as 1500 e as 4000 rpm. Acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades, o conjunto consegue que o novo Auris 1.2 T rubrique 10,1 segundos na aceleração dos 0 a 100 km/h e alcance uma velocidade máxima de 200 km/h.  Paralelamente, consegue registar valores médios de consumo de 4,7 l/100 km e gera emissões de CO2 de apenas 109 g/km.
Já o modelo híbrido é actualmente responsável por mais de 50% do total de vendas do Auris na Europa Ocidental, uma percentagem que deverá crescer ainda mais nos próximos anos. Desde a disponibilização da motorização híbrida na gama Auris, mais de 200.000 unidades foram comercializadas, o que torna hoje o Auris híbrido como o automóvel híbrido mais vendido na Europa.
Este modelo destaca-se pelas emissões de CO2 de apenas 79 g/km e a economia de combustível em ciclo combinado de apenas 3,5 l/100. Capaz de operar tanto de forma independente como em conjunto, o motor a gasolina de 1.8 litros e o motor elétrico do sistema HSD geram uma potência máxima de 136 CV, permitindo que o Auris Híbrido acelere de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinja uma velocidade máxima de 180 km/h.
O novo design exterior existe uma frente e uma traseira redesenhadas, conferindo ao Auris uma mais prestigiada e sofisticada presença em estrada. A bordo, a qualidade sensorial do habitáculo foi significativamente melhorada através de um painel de instrumentos redesenhado, superfícies e aplicações de qualidade incrementada, monitor táctil de 7” com comandos sensíveis ao toque e um novo ecrã multi-informações de 4.2″ TFT a cores (dependendo no nível de equipamento, mas de série na versão híbrida).
O novo Auris foi alvo de revisões na suspensão e na direcção, destinadas a melhorar o conforto de rolamento, o comportamento e a forma como o condutor sente a condução. Foram igualmente introduzidas várias medidas para reduzir a transmissão de Ruídos e Vibrações (NVH) para o habitáculo. Por último, a estrutura de níveis de equipamentos do novo Auris foi revista para permitir que as versões do Auris híbridas ficassem alinhadas com as da restante gama.
A Toyota está a lançar o ‘Toyota Safety Sense’, um recém-desenvolvido conjunto de tecnologias de segurança activa destinado a ajudar a prevenir ou atenuar colisões numa ampla gama de situações de trânsito. Todos os Auris equipados com Toyota Safety Sense vão contar com um Sistema de Pré-colisão (PCS) e Aviso de Saída de Faixa de Rodagem (LDA).
Entre as velocidades de aproximadamente 10 km/h e 80 km/h, o sistema de Pré-Colisão deteta veículos em frente e reduz o risco de colidir com a sua traseira. Quando se verifica a possibilidade de uma colisão o sistema avisa o condutor para travar através de um alerta sonoro e visual. O PCS potencia ainda o sistema de travagem para que quando o condutor pise o pedal do travão seja extraído o seu potencial máximo. Se o condutor não reagir a tempo, o sistema aplica automaticamente os travões, reduzindo a velocidade em cerca de 30 km/h (2) ou levando mesmo o veículo a imobilizar-se por completo, a fim de evitar a colisão ou de atenuar a força do impacto.
Para aumentar ainda mais a segurança, bem como conveniência para o condutor, o Auris irá também estar equipado com Luzes de Máximos Automáticas (AHB) e Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA).
Os preços para o novo modelo de segmento C da marca nipónica iniciam-se nos 22.750 euros para o 1.2 T Comfort (nível de entrada) hatchback e nos 23.950 euros para a versão Tourer equipada com aquele mesmo motor.
Eis a lista de preços para o novo Toyota Auris. Mais informação quando possível.
Hatch
Auris 1.2 TComfort22.750 €
Auris 1.2 T Exclusive 25.550 €
Auris 1.4 D-4DActive22.050 €
Auris 1.4 D-4D Comfort24.800 €
Auris 1.6 D-4DComfort27.200 €
Auris 1.6 D-4D Exclusive30.000 €
Auris HSDActive24.250 €
Auris HSDComfort25.300 €
Auris HSDActive28.100 €
 
Tourer
Auris 1.2 TComfort23.950 €
Auris 1.2 T Exclusive 26.750 €
Auris 1.4 D-4DActive23.050 €
Auris 1.4 D-4D Comfort26.000 €
Auris 1.6 D-4DComfort28.400 €
Auris 1.6 D-4D Exclusive31.200 €
Auris HSDActive25.250 €
Auris HSDComfort26.300 €
Auris HSDActive29.300 €