Novo partido de Trump conquistaria 37% do eleitorado dos EUA, indica sondagem

Se o antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criasse um partido agora conseguiria captar ao todo 37% do eleitorado norte-americano, de acordo com uma sondagem da empresa Hill-HarrisX, realizada entre 28 e 29 de janeiro.

O inquérito mostra que a maioria dos eleitores seriam republicanos – 64% dos inscritos como votantes do Partido Republicano consideraram provável vir a aderir ao novo partido criado por Donald Trump.

No entanto, a nova formação política também conquistaria alguns independentes (28%) e uma minoria de democratas (15%), segundo a sondagem.

“Estes números demonstram que, apesar do ataque ao Capitólio, Trump permanece uma força política a ter em conta. Beneficia de uma ampla base de apoio de mais de um terço dos eleitores, eleitores atraídos por ele numa série de questões que não obtiveram até agora resposta das elites democratas e republicanas”, afirma o presidente do Conselho de Administração e principal responsável pelas sondagens da HarrisX, Dritan Nesho.

“Se Trump se afastasse do Partido Republicano e criasse o seu próprio partido, a sondagem sugere que poderia bem criar o segundo maior partido político no país, relegando o GOP para o terceiro lugar”, acrescentou o responsável.