Novo carro elétrico pode percorrer 64 quilómetros por dia com energia solar: é 50% mais eficiente do que um Tesla. Veja os vídeos

Um protótipo de veículo elétrico (EV), que pode circular até 64 quilómetros por dia recorrendo apenas a energia solar, foi apresentado: o novo carro, chamado Aptera Launch Edition, atinge também 640 quilómetros com uma carga elétrica, de acordo com o comunicado da empresa – o EV, pronto para produção, foi exibido pela primeira vez este mês na CES 2025 em Las Vegas.

O carro é construído a partir de um composto de moldagem de chapa de fibra de carbono (CF-SMC) — um material composto feito de fibras de carbono picadas e uma resina termoendurecível. O design do carro também incorpora quatro painéis solares colocados na carroceria.

Os representantes da Aptera garantiram que o material reduz a complexidade da construção de cada veículo, o que significa que o design precisa de um décimo das peças necessárias dos designs tradicionais, com apenas seis componentes principais da carroceria – isso torna o veículo mais leve e mais eficiente em termos de energia do que os EV convencionais, ao mesmo tempo em que oferece uma redução de 50% na resistência aerodinâmica.

O veículo também tem uma classificação de eficiência energética de 100 Watt-hora por milha (Wh/milha) — uma medida usada para determinar a quantidade de energia usada para dirigir 1 milha (1,6 km). Em contraste, um Tesla Model S (lançado em 2022) consome 194 Wh/milha na cidade em clima ameno e 288 Wh/milha na autoestrada em clima ameno, de acordo com o ‘EV Database’.

O Aptera EV também pode ultrapassar os atuais veículos de maior alcance em produção: o Mercedes-Benz EQS 450+ tem um alcance máximo de 684 km, de acordo com o ‘EV Database’, seguido pelo Lucid Air Grand Touring com 660 km.

O aproveitamento da energia solar em veículos elétricos não é algo inédito, com a Mercedes-Benz a lançar um novo tipo de tinta solar em novembro de 2024 que pode fornecer energia para um EV por até 12 mil quilómetros por ano em condições ideais de iluminação.

Não está claro quando a Aptera planeia lançar o seu novo EV, mas a empresa fechou um acordo com a LG na CES 2025, que vai fornecer à empresa células de bateria cilíndricas entre este ano e 2031 para dar suporte ao aumento da fabricação.