Nova SBE, Fundação “la Caixa” e BPI arrancam com programa de Liderança Social para Gestores

Tem hoje início a nona edição do programa Liderança Social para Gestores, uma iniciativa que faz parte da Iniciativa para a Equidade Social, resultado da colaboração entre a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), Fundação “la Caixa” e o BPI.

Esta edição marca uma expansão significativa do programa, que agora inclui a participação de executivos de Beja e Évora, que se envolverão em conselhos consultivos nas suas regiões.

O programa visa promover a atração de talento e fortalecer as boas práticas e a sustentabilidade nas organizações da economia social, através da criação de conselhos consultivos. Destina-se a profissionais de gestão com experiência no setor privado que desejem fazer a diferença, contribuindo para o desenvolvimento de organizações alinhadas com os seus valores e objetivos.

Segundo dados da Conta Satélite da Economia Social (2019-20), o setor da economia social em Portugal representava, em 2020, 3,2% do valor acrescentado bruto da economia e cerca de 5,9% do emprego remunerado. Com mais de 73 mil entidades, o setor enfrenta um desafio significativo, pois mais de 60% dos dirigentes não têm formação em gestão, destacando a necessidade de introduzir boas práticas para enfrentar os desafios atuais.

O programa, estruturado em três etapas distintas, começa com uma formação executiva no campus da Nova SBE em Carcavelos, onde os participantes obterão uma visão abrangente do setor. Na segunda etapa, terão a oportunidade de visitar organizações sociais e analisar os seus desafios de perto. Por fim, na terceira etapa, poderão integrar os conselhos consultivos, partilhando o seu conhecimento e contribuindo para a transformação das comunidades.

Rita Diniz, gestora do programa de Social Leadership para Managers da Nova SBE, afirma que “o objetivo do programa é co-criar uma comunidade verdadeiramente transformadora. Ao combinar o conhecimento académico de excelência com as melhores práticas empresariais e o know-how único das organizações sociais, queremos impulsionar a transformação social e inspirar mais indivíduos a contribuírem para uma sociedade mais justa e solidária”.

Já Rui Diniz, Presidente da Comissão Executiva e CEO do Grupo CUF, um dos oradores convidados deste programa de formação, sublinha qye “há um valor imenso em ter gestores com vasta experiência no setor privado a contribuírem para o impacto social. Contudo, é fundamental que esses gestores tenham formação específica, pois nem todas as soluções aplicáveis no setor privado podem ser diretamente transferidas para o setor social.”