Nova SBE cria Laboratório de Produtividade para aumentar a competitividade das empresas portuguesas
O Laboratório de Produtividade, o mais recente projeto do recém-criado Instituto de Políticas Públicas da Nova SBE, com o apoio da Fundação Haddad, foi oficialmente apresentado hoje no campus de Carcavelos da Nova SBE. Este novo laboratório visa estudar e promover a melhoria da produtividade em Portugal, um fator essencial para o aumento do nível de vida dos cidadãos e para o fortalecimento da economia nacional.
Apesar de uma melhoria na produtividade desde 2019, Portugal continua atrás da maioria dos países da União Europeia. Em 2019, a produtividade nacional representava apenas 76,4% da média europeia, ocupando a 22.ª posição na União Europeia. Estimativas para 2023 indicam uma melhoria para 80,5%, mas o país ainda se encontra na 21.ª posição. A produtividade, como destaca o projeto, é um fator determinante para oferecer melhores remunerações, condições de trabalho e serviços públicos de qualidade.
O Laboratório de Produtividade tem como objetivo produzir investigação prática e acionável, com propostas concretas para políticas públicas que possam ser implementadas rapidamente. Entre as áreas de estudo, estarão as determinantes da produtividade empresarial e laboral, a realocação de recursos como motor de aumento da produtividade, o papel da educação e formação, e a produtividade no setor público, com comparações internacionais.
O laboratório iniciará a sua atividade com o lançamento de várias iniciativas, incluindo chamadas para o desenvolvimento de projetos de investigação-ação, workshops para análise de problemas e a mobilização de policy makers para a melhoria dos dados e das políticas públicas relacionadas com a produtividade.
Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, reforça que ”o Laboratório de Produtividade do nosso Instituto de Políticas Públicas reflete o compromisso da Nova SBE em transformar o conhecimento em impacto, unindo academia, setor público e privado para enfrentar um dos maiores desafios do nosso país. Melhorar a nossa produtividade é essencial para garantirmos um futuro mais próspero e sustentável.”
“Portugal tem condições para ser uma economia de alto nível, mas não é. A diferença está, em grande parte, no nível de produtividade”, acrescenta Luís Cabral, Diretor Académico do Nova SBE Public Policy Institute.
O Laboratório de Produtividade estará envolvido em diversas atividades ao longo de 2025, incluindo competições de debate de políticas públicas e o programa Policy Circle, que aproxima a academia e a sociedade civil.