Nova Iorque investe em comunicação entre veículos e infraestruturas

Capturar
A comunicação entre infraestruturas e veículos e entre veículos em si é um dos próximos passos a dar na evolução da mobilidade e segurança nas estradas. Em Nova Iorque, já estão a ser testados programas pilotos que visam a comunicação entre automóveis e sinais de trânsito através de ondas Wi-Fi, para que os condutores e, consequentemente, os sistemas de segurança automáticos instalados nos automóveis adquiram mais informação do que os rodeia.
Manhattan e Brooklyn foram as zonas escolhidas da ‘cidade que nunca dorme’ nas quais os sinais de trânsito estarão equipados com hardware ligado a esta tecnologia, enquanto 10 mil veículos terão tecnologia de comunicação Vehicle2Vehicle (V2V), em português, de veículo para veículo, numa iniciativa levada a cabo pelo Departamento de Transporte americano.
Serão ainda investidos 17 milhões de dólares na cidade de Tampa, na Florida, em tecnologia V2V para diminuir o congestionamento do trânsito em hora de ponta.
Estas tecnologias prometem revolucionar a segurança nas estradas possibilitando, por exemplo, avisar o condutor que existe colisões em cadeia na sua rota. No entanto, será necessário legislar estas inovações, sendo que as autoridades americanas prevêem que tal aconteça em 2016.