Nova Iorque ‘enche-se’ de cartazes de “procurado” com executivos na área dos seguros

Os efeitos do assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare pelas mãos de Luigi Mangione, mantêm-se em Manhattan, onde foram encontrados numerosos cartazes com os rostos de outros executivos da empresa – e de outras empresas do setor – sob o título “Procurado”.

Recorde-se que após o assassinato de Thompson, a UnitedHealthcare retirou as imagens de outros executivos para evitar a sua identificação devido à possibilidade de que os ataques contra eles se repetissem. E não foi a única, já que outras seguradoras como CVS Health, Elevance e Anthem Blue Cross Blue Shield fizeram o mesmo, conforme noticiaram vários meios de comunicação americanos.

A medida tem sido insuficiente, uma vez que os dados foram expostos à população. Os cartazes, que incluíam a vítima, Brian Thompson, e outros executivos da UnitedHealthcare e de outras empresas, foram reproduzidos nas ruas e nas redes sociais.

“Negar atendimento médico em troca de benefícios corporativos. Os CEO da saúde não se deveriam sentir seguros”, apontou uma das mensagens nos cartazes, num dos quais o rosco de Brian Thompson com um grande X vermelho cruzado sobre o seu rosto, assim como as palavras “Negar. Defender. Depor”, as mesmas que terão sido marcadas nas balas usadas no ataque de Mangione.

Segundo o Departamento de Polícia de Nova York , as publicações e cartazes têm potencial para inspirar outros agressores e, até o momento, além de terem sido colocados anonimamente na Canal Street e em outros pontos da Big Apple, esses cartazes também foram distribuídos nas redes sociais e plataformas como o Reddit, o que fez com que as autoridades temam a possibilidade de expansão dos ataques contra outros trabalhadores destas empresas.