Nova Iorque ‘enche-se’ de cartazes de “procurado” com executivos na área dos seguros
Os efeitos do assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare pelas mãos de Luigi Mangione, mantêm-se em Manhattan, onde foram encontrados numerosos cartazes com os rostos de outros executivos da empresa – e de outras empresas do setor – sob o título “Procurado”.
Recorde-se que após o assassinato de Thompson, a UnitedHealthcare retirou as imagens de outros executivos para evitar a sua identificação devido à possibilidade de que os ataques contra eles se repetissem. E não foi a única, já que outras seguradoras como CVS Health, Elevance e Anthem Blue Cross Blue Shield fizeram o mesmo, conforme noticiaram vários meios de comunicação americanos.
A medida tem sido insuficiente, uma vez que os dados foram expostos à população. Os cartazes, que incluíam a vítima, Brian Thompson, e outros executivos da UnitedHealthcare e de outras empresas, foram reproduzidos nas ruas e nas redes sociais.
“Negar atendimento médico em troca de benefícios corporativos. Os CEO da saúde não se deveriam sentir seguros”, apontou uma das mensagens nos cartazes, num dos quais o rosco de Brian Thompson com um grande X vermelho cruzado sobre o seu rosto, assim como as palavras “Negar. Defender. Depor”, as mesmas que terão sido marcadas nas balas usadas no ataque de Mangione.
Segundo o Departamento de Polícia de Nova York , as publicações e cartazes têm potencial para inspirar outros agressores e, até o momento, além de terem sido colocados anonimamente na Canal Street e em outros pontos da Big Apple, esses cartazes também foram distribuídos nas redes sociais e plataformas como o Reddit, o que fez com que as autoridades temam a possibilidade de expansão dos ataques contra outros trabalhadores destas empresas.
New Yorkers are putting up “Wanted” posters of private healthcare insurance CEOs for “denying medical care for corporate profit.” Videos from TikTok users show posters of Brian Thompson, the slain United Healthcare head executive, with a cross through the middle. pic.twitter.com/AHRQcGzXmz
— red. (@redstreamnet) December 11, 2024