Nissan Leaf agora com 250 km de autonomia
O novo elétrico Nissan Leaf chegará em 2016 ao mercado europeu, com uma maior autonomia, agora com 250 km, número que representa um aumento de 26%. A responsável por tal é a nova bateria de 30 kW que irá equipar os níveis de equipamento Acenta e Tekna do modelo.
O aumento na autonomia prende-se com as mudanças efetuadas no design e química internos da bateria. Foram introduzidos elementos como carbono, nitrogénio e magnésio nos elétrodos, condutores da energia, melhorando a performance do aparelho.
A bateria que equipará o Nissan Leaf é do mesmo tamanho que a atual, de 24 kW, embora pese mais 21 kg, tendo uma garantia de 160 mil quilómetros ou oito anos. Esta nova bateria estará disponível no mercado europeu a partir de janeiro do próximo ano.
Esta nova geração contará ainda com uma atualização do design exterior, com a nova cor de carroçaria Bronze disponível, assim como com um novo sistema de infoentertenimento, o NissanConnect EV, substitui o sistema Carwings, como mais funcionalidades e temática para operações remotas, como, por exemplo, verificar o estado de carregamento do automóvel ou o pré-aquecer o habitáculo nos dias frios de inverno.
Portugal ainda não adotou completamente este tipo de veículos ‘verdes’ mas a sua aceitação tem vindo a crescer. Se em 2013 foram comercializadas 38 unidades deste modelo, em 2014 a Nissan vendeu 60 Leafs no mercado nacional. No entanto, este modelo representa uma quota pouco significativa da marca nipónica no mercado luso, apenas 0,8%.