Nigéria alerta para doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou centenas
O governo da Nigéria alertou para uma «estranha epidemia» que já causou 12 mortes e infectou centenas de pessoas, em menos de uma semana, de acordo com o jornal ‘Daily Post’.
O surto da doença, que por enquanto ainda é um mistério, tem como principais sintomas vómitos, inchaço e diarreia e foi registado pela primeira vez no final do mês passado, no estado de Benue, sudeste da capital nigeriana Abuja.
A 3 de Fevereiro, «o número de pessoas infectadas pela doença aumentou para 104», revelou o senador da Nigeria Abba Moro, citado pelo ‘Daily Post’.
Moro, que representa um distrito no Estado de Benue, enumerou várias vítimas da doença, que supostamente morreram nas 48 horas seguintes à infecção.
Este facto levou o Ministério da Saúde do país a enviar especialistas para o epicentro do surto, na tentativa de descobrir mais sobre a epidemia.
Foi também solicitado aos Centros de Controlo de Doenças da Nigéria (NCDC), que estabelecessem medidas de vigilância para conter a sua propagação, informou o mesmo jornal.
Osagie Ehanire, Ministro da Saúde, disse numa entrevista na passada sexta-feira, que a doença não parecia tratar-se de Ebola, nem Lassa, dois vírus potencialmente fatais que ocorrem na África Ocidental. Mas também não parecia ser o novo coronavírus, que teve origem em Whuan, na China, matando até ao momento mais de mil pessoas.
Ehanire disse que o NCDC tinha activado uma operação de resposta a emergências na área afectada, com alguns funcionários do governo a suspeitar que os produtos químicos utilizados na pesca, possam ser responsáveis pela doença, segundo a BBC.
O Ministro da Saúde pediu aos nigerianos, que possam eventualmente ter testemunhado casos da doença, para contactar a agência telefonicamente, de forma gratuita.