NEVS assegura duas novas parcerias para reabilitar Saab

Saab_9-3_Aero_Sedan_MY14-05
Empenhada em recuperar a Saab e tendo conseguido chegar a acordo com os credores para um perdão parcial das dívidas anteriores, a NEVS anunciou duas parcerias com companhias chinesas para alavancar o regresso em força da marca sueca.
Assim, a National Electric Vehicle Sweden, consórcio que adquiriu a Saab após a falência desta, promoveu acordos de parceria com a Tianjin Binhai Hi-Tech Industrial Development Area (THT) e com a Beijing State Research Information Technology Co. Ltd (SRIT), com o objectivo de melhorar a eficácia de produção e tecnologia dos novos modelos da NEVS.
Será na cidade de Tianjin, da nova parceira, que a NEVS vai instalar uma segunda fábrica para aumentar a sua capacidade de produção, referindo que essa cidade tem sido bastante importante na promoção de veículos movidos com novas energias, tanto em termos fiscais como de subsídios aos consumidores. Esta segunda fábrica providenciará à NEVS o acesso a uma rede de fornecedores de peças automóveis bastante ampla na região.
Já a SRIT é apontada como “uma fornecedora de serviços pioneiros detida pelo Conselho Estatal de Pesquisa e Desenvolvimento da China e pela gigante das telecomunicações China Unicorn”.
O grande objectivo da NEVS com a aquisição da Saab passa pela produção de uma gama de automóveis eléctricos, mas até ao momento ainda nada foi alcançado nesse sentido. As linhas de montagem de Trollhättan voltaram a funcionar no ano passado com a construção de algumas unidades de modelos 9-3 convencionais, mas dificuldades financeiras obrigaram a nova interrupção da produção em série ainda no ano passado.
Desde então, a NEVS passou ela própria por um processo de reorganização financeira com pedido de perdão de dívida incluído, factor que era considerado como essencial para que a companhia pudesse seguir com os seus planos de parcerias para o futuro.
Na fábrica de Tianjin será produzido um “modelo eléctrico com base em tecnologia da NEVS, seguindo-se uma série diversificada de veículos eléctricos assentes na nova arquitectura de veículos desenvolvida pela NEVS”, como refere a a empresa em comunicado.